Os “Pedros de Ouro” do Colégio Teutônia brilham no Estadual de Atletismo

Os “Pedros de Ouro” do Colégio Teutônia brilham no Estadual de Atletismo

Naipe masculino da Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi é vice-campeão estadual

No sábado, dia 11 de junho, a Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi disputou o Campeonato Estadual de Atletismo Sub-18, realizado em Porto Alegre. Na oportunidade, o naipe masculino sagrou-se vice-campeão na soma de pontos, ficando atrás somente da Sogipa. No geral, contabilizando os desempenhos no masculino e no feminino, a equipe teutoniense ficou em 4º lugar.

Na ocasião, o jovem Pedro Henrique Schaefer Hofler foi eleito o atleta destaque, sagrando-se campeão estadual no lançamento do martelo, com 48,24m.

Dedicação e superação

Pedro Henrique Schaefer Hofler (16) é natural de Teutônia e está no 2º ano do Ensino Médio do Colégio Teutônia. No atletismo, identificou-se com a prova do lançamento do martelo, que começou a praticar como alternativa para auxiliar na perda de peso. “Até então eu cuidava somente com a alimentação. Com frequência e regularidade nos treinos, acabei ficando e me apaixonando, pois mistura força e técnica”, comenta, acrescentando que a prática esportiva fez muita diferença na sua vida. “Quando passei a praticar esportes regularmente, percebi que não ficava mais tão cansado no meu dia a dia, passei a dormir melhor, além de desenvolver melhor o meu corpo, ficando mais forte e saudável. No esporte também fazemos novas amizades, conhecemos lugares diferentes e ampliamos nossos horizontes, saindo da zona de conforto.”

Pedro Henrique Schaefer Hofler foi eleito o atleta destaque, sagrando-se campeão estadual no lançamento do martelo

Se o objetivo inicial era emagrecer e alcançar o peso ideal, com os resultados nas competições e o aprimoramento na modalidade, o atletismo virou um desafio pessoal. “Acabei vencendo a competição estadual e, agora, vou em busca de uma boa classificação na competição nacional. Fiquei muito feliz com o resultado, pois só eu sei o quanto me dediquei, foram muitas horas de treino e esforço para conquistar esse troféu.”

E incentivo não tem faltado, com os pais apoiando desde o início e o suporte dos técnicos Iurquen Roese e Laudenor Brune, além do estímulo do ex-colega e amigo Felipe Andrei Müller, “que me passou todo o seu conhecimento quando comecei no martelo”.

O “outro Pedro”, o Dutra (16), também do 2º ano do Ensino Médio do CT, é natural de Porto Alegre e iniciou no atletismo em 2019 por influência de amigos e incentivo de Brune, quando ainda estudava em Westfália. No Estadual Sub-18, ele foi campeão nos 110m com barreiras e no salto em distância; e vice-campeão nos 100m rasos. Além das medalhas de ouro e prata, ele ainda valoriza a melhora da marca pessoal no salto em distância. “Meu objetivo para este ano é estar entre os três melhores do Brasil no ranking do salto em distância e, quem sabe, garantir medalha no Campeonato Brasileiro, que ocorre daqui a dois meses”, avalia.

Pedro Henrique Ramos Dutra foi campeão nos 110m com barreiras e no salto em distância; e vice-campeão nos 100m rasos

Assim como o “xará” (Hofler), ele destaca os benefícios da prática esportiva. “Os esportes em geral não oferecem somente uma melhora na saúde física, mas também na mental. Quando estou treinando é quase como uma terapia. Com o atletismo conheci muitos lugares e pessoas, me proporcionou momentos de felicidade e orgulho de tudo que já conquistei. Uma das melhores sensações é a de melhorar uma marca depois de tanto esforço”, comenta.

O principal incentivo também vem dos pais e dos treinadores. “Há um tempo eu pensava em desistir do atletismo, mas graças ao Iurquen eu persisti, e esse ano fui campeão estadual e participei da minha primeira competição nacional. Me inspiro muito no Samory Uiki, da Sogipa, não só por fazer a mesma modalidade que eu, mas também por toda a sua humildade e esforço”, conclui.

Geração de medalhistas

O desempenho da Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi foi muito elogiado pelos treinadores Brune e Roese. “Tivemos vários resultados expressivos, marcas boas, o que é fruto de muita dedicação. Ser vice-campeão masculino entre as principais equipes do Estado é um feito importante, de uma geração que conta com atletas que continuam nessa categoria no próximo ano, o que aumenta as expectativas”, afirma Roese.

Entre os medalhistas ainda estiveram Mateus Carvalho, prata nos 800m rasos e bronze nos 1500m rasos; Gustavo Correa Lindemann, prata no lançamento do disco e bronze no lançamento de martelo; Thiago Cardoso, bronze no lançamento do disco; Davi Kaefer, bronze nos 200m rasos; e Oberdan Brune, bronze no salto em distância.

Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi teve excelente desempenho no Campeonato Estadual Sub-18 disputado em Porto Alegre

Próximas competições

A Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi volta a competir no segundo semestre: Troféu ANR de Atletismo (Ijuí), no dia 06 de agosto; Troféu Westfália de Atletismo, no dia 20 de agosto; Troféu Ivoti de Atletismo, no dia 15 de setembro; Troféu Lajeado de Atletismo, no dia 15 de outubro; e Troféu Mauá de Atletismo (Santa Cruz do Sul), no dia 19 de novembro.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia/Iurquen Roese (equipe), Arquivo Pessoal (Pedro Henrique Ramos Dutra) e Arquivo Pessoal (Pedro Henrique Schaefer Hofler)