Emoção e conhecimento prometem ser o tom do Festival de Música de Teutônia

Emoção e conhecimento prometem ser o tom do Festival de Música de Teutônia

Colégio Teutônia apresenta oficialmente 5ª edição do evento que ocorre no mês de julho

“Foi no Festival que eu desenvolvi a enorme paixão pela música e pelo violino. Fui super bem acolhida, pessoas incríveis, com histórias encantadoras, professores muito qualificados e talentosos. Tenho amizades que perduram até hoje, continuo tocando violino graças ao Festival. Estou com muita saudade e bem ansiosa pelo próximo.” O depoimento da Sara Sofia Barrow, de Colinas, foi um dos que constavam em singelas “cartinhas” entregues aos convidados para o lançamento da 5ª edição do Festival de Música de Teutônia.

O café da manhã com patrocinadores, imprensa e representantes de comitivas municipais ocorreu na sexta-feira, dia 10, no Colégio Teutônia. Já no hall de entrada, a recepção foi ao som do Grupo de Cordas do CT.

Grupo de Cordas do Colégio Teutônia recepcionou convidados para o café da manhã de apresentação oficial do Festival de Música de Teutônia

Na oportunidade foi detalhada a programação do evento, que ocorre de 17 a 22 de julho, nas dependências do Colégio Teutônia. A expectativa é de reunir mais de 200 instrumentistas, de diferentes municípios, com atividades voltadas ao aperfeiçoamento da música por meio de cursos de diversos instrumentos com renomados professores.

O 5º Festival de Música de Teutônia é uma realização do Colégio Teutônia, com apoio da Prefeitura de Teutônia, patrocínio master de Sicredi Ouro Branco, patrocínio ouro de Certel, American Nutrients e Languiru, e patrocínio prata de Grupo Popular e Protepac.

70 anos

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, ressaltou que o Festival de Música integra programação dos 70 anos do educandário, celebrados no dia 17 de julho. “Serão cinco dias de muita música, cultura e aprendizado. Mais uma vez Teutônia acolhe a todos e, para tanto, contamos com o apoio das famílias hospedeiras. A comunidade abre suas portas e dá uma verdadeira demonstração do espírito cooperativo da nossa gente”, frisou.

O maestro do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, Lucas Grave, apresentou breve histórico do evento, realizado em 2014, 2015, 2017 e 2019. “O Festival é muito democrático, recebe desde crianças com pouco tempo de música até instrumentistas de longa data, o que é um grande desafio para os professores”, explicou.

Professores renomados

O diretor artístico do Festival, Pedrinho Figueiredo, apresentou o currículo dos professores que ministrarão cursos de instrumento, palestras e oficinas. “São profissionais de alto gabarito, que dedicam muito da sua vida à música e ao ensino da música. Todo esse contexto musical forma cidadãos, todos ganham com isso, a música abre portas.”

Lucas Grave (d) e Pedrinho Figueiredo

Em vídeo, professores que estarão em Teutônia parabenizaram pela iniciativa. “Fiquei muito impressionado com o que vi, um Festival muito intenso, com a comunidade participando ativamente, impactando positivamente a cultura, a educação e a relação entre as pessoas. Não vi isso em nenhum outro festival do Brasil ou do exterior”, destacou o saxofonista e flautistas de Niterói/RJ, Marcelo Martins, que há mais de 35 anos trabalha como músico profissional, tendo atuado com celebridades da MPB e participado como professor de saxofone tenor no Festival de 2019.

O argentino Matias Nieva, trompetista e professor há mais de 20 anos, também parabenizou a organização do evento. “Não é em qualquer lugar que encontramos algo assim. Sou de Buenos Aires, e lá jamais aconteceu algo como o que vocês têm em Teutônia. A comunidade e os músicos precisam de iniciativas como essa. A música chega até a alma e faz de nós pessoas melhores.”

Nelson Faria, violonista e guitarrista profissional há 40 anos, com apresentações em mais de 30 países, enalteceu a qualidade. “Estou muito feliz em participar do Festival de Música de Teutônia, que aglutina músicos competentes para compartilhar informações com instrumentistas que estão vindo por aí. Parabéns pelo trabalho, que se perpetue por muitos anos.”

Parceria e apoio

O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, se disse emocionado ao ver a proporção do evento e o que representa para o município como um todo. “Somos a cidade que ‘canta e encanta’ e o Festival vem somar, traz ainda mais musicalidade a Teutônia. Isso tem um grande valor na construção conjunta de um município harmonioso, aquecendo o coração das pessoas.”

Prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck

O presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, classificou o Festival como uma conquista de Teutônia. “Ainda não temos a real dimensão do impacto positivo desse evento para a sociedade, mas sem dúvida é muito grande.”

Presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel

O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, elogiou a iniciativa. “Isso nos enche de motivação e reflete o quanto Teutônia tem qualidades. O apoio das cooperativas a eventos dessa magnitude é uma forma de valorizar a comunidade local e regional.”

Presidente da Languiru, Dirceu Bayer

O presidente da Certel, Erineo Hennemann, igualmente valorizou as parcerias. “Investir em educação e cultura é investir no futuro e no desenvolvimento, valorizando as pessoas”.

O secretário de Educação e Cultura de Barão, Darlei Luiz Eidelwein, conclamou os municípios a apoiarem o Festival. “Eu participei como aluno de trombone em 2015 e até hoje tenho excelentes recordações do evento. Tragam seus alunos e pessoas que gostam de música para participar, são recordações para toda vida, além de muito conhecimento envolvido.”

Programação e inscrições

Nos turnos da manhã e da tarde, os instrumentistas participam de cursos de violino, violoncelo, flauta transversal, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trompa, trombone, tuba, piano, guitarra, baixo elétrico, bateria, canto coral e arranjo. Concomitantemente, a programação artística da noite também será bastante intensa, aberta à comunidade. Já na abertura, no domingo, haverá espetáculo do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia no Auditório da Sicredi Ouro Branco; nos dias 20 e 21 haverá o Recital de Estudantes; e no encerramento, dia 22, Concerto da Orquestra do Festival.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas junto à recepção do CT, fone (51) 3762-4040, ou com a comissão organizadora pelo e-mail festivaldemusica@colegioteutonia.com.br. Grupos, orquestras e corais também estão convidados a participar. Outros detalhes podem ser conferidos no site oficial do evento – www.festivaldemusicadeteutonia.com.br.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester