Encontros nacionais reunirão cerca de 800 jovens no Vale do Taquari

Eventos serão realizados de 18 a 20 de agosto nos municípios de Teutônia, Estrela e Lajeado

Teutônia, Estrela e Lajeado receberão nos próximos dias cerca de 800 estudantes para os encontros nacionais de conjuntos instrumentais (ENCORE) e de corais (ENCORSE) da Rede Sinodal de Educação. Nos dias 18 e 19 de agosto, o Colégio Teutônia (CT) e o Colégio Alberto Torres (CEAT) sediarão a 35ª edição do ENCORE e o Colégio Martin Luther (CML) receberá o 16º ENCORSE. O encerramento do evento, no dia 20, terá apresentação conjunta de todos os participantes. O culto festivo ocorrerá no Ginásio Poliesportivo da Univates, a partir das 19h.

O acesso às apresentações de todas as noites é gratuito e aberto à comunidade. Os interessados devem retirar os ingressos para os dias 18 e 19 e os convites para o dia 20 diretamente nos colégios que sediarão os eventos.

Esta será a primeira vez em que os encontros nacionais de conjuntos instrumentais e de corais serão realizados no mesmo período e tendo como sedes três escolas de uma mesma região. A realização de forma simultânea é uma das ações de comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana, celebrada no dia 31 de outubro de 2017.

Os eventos são uma promoção da Rede Sinodal de Educação, parceria com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), realização do Colégio Teutônia, Colégio Martin Luther e Colégio Evangélico Alberto Torres, com apoio de Univates, Fruki, Docile e cooperativas Languiru e Sicredi.

DSC08687 JORNAL

Programação e sedes

No CT estarão sediados para o ENCORE, além dos anfitriões, o Centro Sinodal Dorothea Schäfke, Colégio Evangélico Panambi, Colégio Sinodal Rui Barbosa, Escola Barão do Rio Branco, SETREM, Pastor Dohms, Colégio Mauá, Instituto Sinodal da Paz, Colégio Evangélico Augusto Pestana, Instituto de Educação Ivoti e Instituto Rio Branco. Já no CEAT estarão, além dos anfitriões, Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, Colégio Evangélico Jaraguá, Colégio Sinodal da Paz, Colégio Sinodal, Colégio Gaspar Silveira Martins, Centro Sinodal de Sapiranga, Colégio Cônsul Carlos Renaux, Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, Colégio Evangélico Divino Mestre, Colégio Martin Luther, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo e Colégio Sinodal Conventos.

No CML, para o ENCORSE, estarão os anfitriões, Pastor Dohms, Centro Sinodal de Sapiranga, Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, Instituto de Educação Ivoti, Instituto Rio Branco, Centro Sinodal Dorothea Schäfke, CEAT Roca Sales, Colégio Sinodal, Colégio Sinodal da Paz, Colégio Teutônia, SETREM e Colégio Gaspar Silveira Martins.

A programação simultânea do dia 18 prevê ambientação dos educandários. A recepção às escolas nas três sedes será das 10h às 11h30min e ao meio-dia será servido almoço. Às 13h30min ocorre ensaio por naipes, seguido de ambientação das escolas, lanche às 15h e ensaio geral às 15h30min. Às 17h ocorre a ida dos estudantes às casas das famílias hospedeiras e às 18h30min a troca de sede. As apresentações da primeira noite no CT, no CEAT e no CML iniciam às 19h30min.

Na sexta-feira, dia 19, novamente nas três sedes, os ensaios por naipes e ambientação das escolas iniciam às 8h, com lanche às 9h45min, ensaio geral às 10h15min e almoço às 11h45min. À tarde, a partir das 13h30min, reiniciam os ensaios por naipe e ambientação das escolas, lanche às 15h, ensaio geral às 15h30min e ida às casas das famílias hospedeiras às 17h. A troca de sede será às 18h30min e a segunda noite de apresentações abertas à comunidade será às 19h30min nas respectivas sedes.

A programação de sábado inicia às 9h30min com ensaio geral, 11h30min e 12h15min almoços, 14h ensaio geral, 15h30min lanche, 16h ensaio geral e 19h, na Univates, cerimônia com culto musicado e aberto ao público.

DSC03051 JORNAL

TEXTO – Leandro Augusto Hamester e Josiane Martini