Mostra Científica do Colégio Teutônia destaca um mundo em transformação

dsc_0057-jornal

As novas relações sociais, econômicas e culturais, o avanço das tecnologias e as facilidades da comunicação, com o surgimento da internet, proporcionaram uma teia de relações que se aproximam em alta velocidade. Com isso, a visão de mundo, família, qualidade de vida e perspectiva de futuro automaticamente também se modificaram e percebe-se a emergência de discutir a importância do conhecimento e o seu papel relevante na formação sociocultural desta sociedade em transformação.

Pensando nisso, nos dias 06 e 07 de outubro o Colégio Teutônia realizou a Mostra Científica 2016 com o tema “Num mundo em transformação”. Na abertura do evento, no pátio do CT em frente ao Auditório Central, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio apresentaram a peça “Num mundo em transformação, você precisa ser uma metamorfose ambulante”, com a coordenação da professora Creise Steffens Baukat.

dsc_0028-jornal

“O mundo é o nosso lar e ele está em constante transformação, precisamos garantir que ele seja um bom lugar para se viver, para nós e para as futuras gerações. Mas, para isso, é preciso ter uma maior consciência ambiental, é preciso viver em comunidade. Enfim, é preciso mudar. Quem fará a maior diferença para essa mudança somos nós”, deixaram como mensagem ao final da peça.

Em seguida, a comunidade prestigiou a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do CT. Ao todo, foram 51 trabalhos de iniciação científica, envolvendo desde a Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio, com temáticas diversas voltadas à compreensão das transformações pelas quais passamos na atualidade.

“A pesquisa científica estimula a observação, a reflexão e a ressignificação do mundo pelos estudantes, desenvolvendo a autonomia, o trabalho em equipe e a capacidade de aprender. Compreender o mundo na perspectiva da ciência não garante respostas definitivas às nossas angústias e necessidades, no entanto, pode apontar caminhos e possíveis soluções para problemas com os quais lidamos no cotidiano”, destacou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental do CT, Andrea Wallauer.

A programação da Mostra Científica foi aberta à comunidade, inclusive com visitação de outras escolas. Entre os destaques ainda estiveram o Vale dos Dinossauros, com a utilização de materiais reciclados na confecção dos animais, com oficinas a serem realizadas nas próximas semanas com os estudantes do CT; e competição de Pontes de Espaguete criadas pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do CT com a parceria da Univates.

dsc_0093-jornal

Também chamou bastante atenção a exposição de impressora e scanner 3D. Inclusive, os estudantes do 3º, 5º e 8º ano do Ensino Fundamental participaram de Oficina de Impressão 3D, quando tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do arquiteto Waldo Costa, da empresa Fab Lab, de Porto Alegre, que apresentou impressora 3D. Trata-se de um novo conceito em impressão, com a utilização de diferentes fios plásticos para confecção de diferentes objetos. “Os estudantes compreenderam que a tecnologia está no software que comanda a máquina, e que a construção da máquina é um simples conjunto de peças e parafusos, mas o que a comanda é a verdadeira tecnologia, que surge como aliada à saúde, à educação e ao entretenimento”, destacou a coordenadora do Setor de Informática do CT, professora Ana Lúcia dos Santos Hamester.

dsc_0102-jornal

A comissão organizadora da Mostra Cientifica 2016 do CT agradece a todos os visitantes, em especial aos estudantes pesquisadores e à comissão científica e orientadora. Os estudantes Rafaela Benini e Pedro Petry, do 4º ano do Ensino Fundamental, também receberam mimo pela criação do slogan do evento.

dsc_0024-jornal

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester