Festival de Música de Teutônia apresenta programação oficial e abre período de inscrições

Festival de Música de Teutônia apresenta programação oficial e abre período de inscrições

Evento promovido pelo Colégio Teutônia, em sua 4ª edição, ocorre no mês de julho

Estão abertas as inscrições para o 4º Festival de Música de Teutônia, promoção do Colégio Teutônia que ocorre no período de 21 a 25 de julho. Será um evento onde os músicos e estudantes de música poderão se aperfeiçoar por meio de oficinas dos mais diversos instrumentos, recitais e concertos, além de trazer uma vasta programação artística para o público em geral.

“O Festival reúne renomados professores em cursos de instrumentos musicais e oficinas. Os instrumentistas inscritos participam da Orquestra do Festival, da prática de conjunto e dos concertos abertos ao público. Será um encontro de conhecimentos, novos saberes e muito amor à música”, avalia o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert.

Nesse contexto, o evento tem por objetivo propiciar aos participantes contato com o trabalho técnico-musical de renomados profissionais da música, vindos de várias cidades do Estado; oportunizar a vivência da música por meio de oficinas de cordas, sopros, canto, percussão e musicalização; e promover o intercâmbio e a troca de experiências, além de contribuir para o crescimento cultural da comunidade.


Primeiro Festival de Música de Teutônia, realizado em 2014, contou com a participação de mais de 200 musicistas, vindos de 32 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até da Argentina

Cursos e programação

Haverá duas frentes de trabalho, pedagógica e artística, que se entrelaçam gerando novos valores e visões para a criação, vivência, performance e a educação musical. Serão 16 cursos ministrados por 19 professores: saxofone alto, com Amauri Iablonovski; violino, com André Meneghello, Charles Regauer e Manoela Lampert; flauta transversal, com Ana Carolina Bueno; maestro e curso de arranjo, com Gilberto Salvagni; guitarra, com Daniel Sá; clarinete, com Diego Grendene; coral, com Federico Trindade; piano, com Léo Ferrarini; saxofone tenor, com Marcelo Martins; violoncelo, com Milene Jorge Aliverti; bateria, com Ricardo Arenhaldt; tuba, com Wilthon de Oliveira Matos; trompete, com Elieser Fernandes Ribeiro e Tiago Linck; trombone, com Julio Rizzo; contrabaixo, com Marcinho Staggemeier; e trompa, com Nadabe Tomás.


Cursos de diversos instrumentos envolvem musicistas de diferentes idades

Também haverá palestra com o tema “Como administrar a carreira de músico” e o Festival Itinerante, projeto que leva os estudantes para apresentações em diferentes locais de Teutônia.

Entre as atrações artísticas abertas ao público, sempre a partir das 20h, haverá Concerto com Quinteto Porto Alegre, no dia 22 de julho; talk-show com Pedrinho Figueiredo e Hique Gómez no dia 23; apresentação dos naipes de instrumentos do Festival no dia 24; e encerramento com Orquestra do Festival e Orquestra Acadêmica no dia 25.

“A proposta é difundir e valorizar a música em geral, erudita e popular, oferecendo aos estudantes e ao público a oportunidade de conhecer mais sobre seu instrumento e crescer em sua área musical”, conclui o maestro do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia e integrante da comissão organizadora do evento, Lucas Eduardo Grave.

Os detalhes da programação e mais informações estão disponíveis no site do Festival (www.festivaldemusicadeteutonia.com.br) e também na página do Festival nas redes sociais. As inscrições podem ser realizadas pelo site, com valores diferenciados para o primeiro e o segundo lotes.


Tradicional encerramento com apresentação da Orquestra do Festival também terá a participação da Orquestra Acadêmica

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester