Estudantes mostram como a ciência e a pesquisa podem humanizar o mundo

6ª Mostra Científica do Colégio Teutônia

Famílias prestigiaram apresentação de mais de 70 trabalhos de pesquisa

“Depende de nós o que fazemos de nossas vidas; depende de nós o amanhã e o que virá depois; eu credito no futuro se houver união; se todos quiserem, pode haver transformação”. A letra da música “Esperança”, apresentada pelos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, ilustra a 6ª Mostra Cientifica do Colégio Teutônia, cujo tema gerador questionou: “Ciência e pesquisa: como o conhecimento pode humanizar o mundo?”.

A programação envolveu todas as turmas do CT, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com mais de 70 trabalhos, enfatizando que a ciência, por meio da pesquisa, pode e deve servir para a coletividade. O evento ocorreu nos dias 02 e 03 de outubro e atraiu a comunidade escolar. Ansiedade, preparação, criatividade e sentimento de realização marcaram as apresentações dos estudantes.

Famílias prestigiaram apresentação de mais de 70 trabalhos de pesquisa

“A Mostra Científica é um momento significativo, que conta com o apoio das famílias, grande envolvimento de professores e funcionários e muita dedicação dos estudantes. A pesquisa faz parte do nosso dia a dia, com o conhecimento transformando a realidade de toda a comunidade escolar”, destaca o diretor do CT, Jonas Rückert.

“O que tivemos aqui foi a apresentação dos projetos de pesquisa à comunidade, mas a Mostra Científica inicia muito antes, ainda em fevereiro e março. É um grande momento de interação entre professores de diferentes áreas e estudantes, com muito brilho no olhar e a construção conjunta do conhecimento, trazendo aprendizagens significativas, propiciando leitura de mundo, desenvolvendo a criticidade e o trabalho em cooperação”, acrescenta a coordenadora geral do CT, professora Andrea Wallauer.

Famílias prestigiaram apresentação de mais de 70 trabalhos de pesquisa

Além da apresentação ao público, os trabalhos também foram publicados na Revista Conecta, em sua 3ª edição. “Esse material desafia a trabalhar com artigos de pesquisa científicos. É uma grande oportunidade para estudantes e educadores”, avalia Andrea.

A conquista da Lua

Entre as atrações da Mostra Científica, destaque para a exposição “A conquista da Lua”, do Museu e Observatório Cosmos, de Itaara/RS. Em 2019 comemoramos os 50 anos da maior façanha tecnológica do Século XX, com a chegada do homem à Lua. Trata-se de um marco histórico, celebrado em 1969 por mais de 600 milhões de pessoas em todo mundo, reunidas em torno de aparelhos de rádio e televisão, para acompanhar a conquista do astronauta Neil Armstrong.

Exposição “A conquista da Lua” foi uma das atrações do evento

O diretor do Observatório, professor Hernan Mostajo, recebeu os visitantes, de todas as idades, ávidos por informações desse período. “O acervo histórico traz rádios, jornais, revistas e televisores da época, os emblemas das Missões Apollo, junto com as suas respectivas medalhas. Também trouxemos réplica do foguete Saturno 5 e fragmento meteórico lunar”, explica.

Exposição “A conquista da Lua” foi uma das atrações do evento

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester