Estudantes do Colégio Teutônia participam de aprendizado imersivo em Língua Alemã

Recentemente estudantes de Ensino Médio do Colégio Teutônia tiveram a oportunidade de participar de três dias intensivos de imersão em Língua Alemã na cidade de Gramado, o “Sprachcamp”. O evento é promovido anualmente pela Zentralstelle für das Auslandsschulwesen (Coordenação de Alemão no Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

São convidados a participar do evento os estudantes de escolas que oferecem a prova de proficiência DSD I (Deutsches Sprachdiplom em nível B1). No Colégio Teutônia, sete estudantes farão a prova no próximo mês de setembro e já se preparam para cada uma das quatro habilidades a serem testadas: compreensão de texto (leitura), compreensão auditiva, produção textual (escrita) e oral (apresentação de um tema).

O “Sprachcamp” reuniu 160 jovens do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Entre workshops e gincanas, muito entrosamento e intensa prática da Língua Alemã. O aprendizado resultou numa série de dicas para todos que buscam a aprovação na prova de proficiência DSD, utilizando as redes sociais e ferramentas midiáticas dominadas pelos jovens estudantes, como Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e Youtube.

“Participar do Sprachcamp com meus colegas foi muito proveitoso. Pude aprofundar meus estudos de Língua Alemã e me sinto mais preparado e confiante para o DSD I”, avaliou o estudante Gustavo Wommer. Do mesmo ponto de vista parte a avaliação da colega Victória Sawka. “Foi gratificante ter a oportunidade de participar de um projeto tão incrível como o Sprachcamp. Tivemos aulas de vocabulário, de interpretação de texto, de compreensão auditiva e de oralidade. A formação possibilitou muitos novos conhecimentos, além das dicas que serão úteis para cada uma das avaliações. Depois do Sprachcamp, sinto que estou mais preparada para prestar o teste de proficiência DSD I.” A estudante Maria Schwingel também se diz mais preparada. “Ir a Gramado durante três dias muito intensos para aprofundar meus estudos de Alemão foi muito bom. Com certeza me sinto mais preparada para o DSD I.” Além deles, ainda representaram o Colégio Teutônia no evento em Gramado os estudantes Eduarda Schwabe, Juliana Bloemker, Estêvão Tirp e Frederico Strate, acompanhados da professora Angelita Lohmann.

Professores de Alemão reunidos no CT

Nos dias 22 e 23 de maio o Colégio Teutônia sediou encontro de professores de Língua Alemã de diferentes cidades do Estado. A parceria e organização do evento contou com o apoio da Associação Rio-Grandense de Professores de Alemão (ARPA).

O seminário de docentes abordou o tema “Língua e Cultura” (Kultur und Sprache) no programa de Dias de Áustria (Österreich Tage), iniciativa do governo austríaco para difundir a língua e a cultura do país. “Trata-se de um programa do Ministério da Educação austríaco oferecido em todo mundo para instituições que buscam oportunizar estudo complementar da Língua Alemã, falada na Áustria, e sobre sua cultura. Esta foi a primeira vez que o evento ocorreu na nossa região, uma oportunidade para os professores incrementarem seu conhecimento sobre a língua e a cultura, além de conhecerem oportunidades que o país oferece para quem domina o idioma”, avalia a professora Angelita Lohmann, que é Coordenadora de Alemão para a Região Oeste do Rio Grande do Sul.

Os palestrantes Gertrud Zhao-Heissenberger e Dr. Stefan Krammer compartilharam exemplos da língua, da literatura e até da culinária austríaca. Também se disseram impressionados com Teutônia e com a capacidade de compreensão e fala em Língua Alemã dos estudantes do CT.

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia