Cooperativa escolar presta contas em assembleia

Coopeat conta com aprendizes cotizados pela Cooperativa Languiru, em projeto desenvolvido em parceria com o Colégio Teutônia e Sicredi

“Numa cooperativa, todos se ajudam e querem o bem do colega, o bem para a sociedade. Trabalhamos juntos em busca de um mesmo objetivo. O cooperativismo na prática nos permite ‘abrir a mente’, desenvolve a maturidade e o espírito de liderança.” As palavras são da presidente da Cooperativa Escolar de Aprendizagem Teutônia (Coopeat), Raissa Tauane Garcia (15), que tomou posse em assembleia no dia 30 de abril. A cooperativa escolar é composta por aprendizes cotizados pela Cooperativa Languiru e desenvolve suas atividades junto ao Colégio Teutônia.

Vice-presidente Deivid Marques da Fonseca e presidente Raissa Tauane Garcia estão à frente da cooperativa escolar para a gestão 2019-2020

O processo assemblear seguiu os tradicionais ritos do cooperativismo, com leitura de ata e edital; eleição e posse do novo Conselho Fiscal e Diretoria para a gestão 2019-2020; apresentação do plano de gestão; e prestação de contas do exercício anterior.

Novas lideranças cooperativas

“O projeto de cooperativas escolares é uma grande oportunidade de aprendizado e formação de lideranças, exercitando o espírito cooperativo e a autonomia, além de possibilitar vivências práticas do cooperativismo no dia a dia. Com certeza essas atividades diferenciadas formam pessoas melhores”, avalia a coordenadora geral do Colégio Teutônia, professora Andrea Wallauer.

A assistente de relacionamento da Sicredi Ouro Branco, cooperativa que desenvolve o projeto de cooperativas escolares, Raquel Schwingel, valoriza a evolução das atividades. “O projeto existe desde 2015 e ao longo desses anos acompanhamos a evolução desses jovens. São trabalhos como esse que transformam a sociedade”, parabeniza, desejando sucesso à nova diretoria da Coopeat.

A psicóloga da Cooperativa Languiru, Júlia Portz, elogia a organização da assembleia e o trabalho da cooperativa escolar. “Aproveitem a oportunidade, uma atividade excelente para desenvolver valores de cooperação, honestidade e transparência.”

Integrantes da Cooperativa Escolar de Aprendizagem Teutônia com representantes dos parceiros do projeto

Aprendizado na prática

Com o lema “Plantando ideias, colhendo conhecimento”, a Coopeat tem por missão “promover o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável, buscando a satisfação e confiança dos consumidores dos produtos e serviços oferecidos”, a visão de “ser reconhecida por sua excelência no desenvolvimento dos seus diferentes objetos de aprendizagem”, alicerçados nos valores da cooperação, ética, honestidade, responsabilidade social e qualidade.

Os objetos de aprendizagem contam com a produção de balas de mel com gengibre, balas e rapaduras de chocolate e produção de hortaliças. Além disso, o planejamento prevê o plantio de mudas de árvores ornamentais.

Processo assemblear segue os ritos tradicionais de uma cooperativa convencional

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester