Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia realiza concerto que antecede turnê à Europa

conjuntoct

Evento, gratuito, será nesta sexta-feira, dia 23 de janeiro, no pátio do Colégio Teutônia, a partir das 20h30min.

No período de 25 de janeiro a 12 de fevereiro o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, formado por 21 alunos de 11 a 18 anos de idade, estará em turnê pela Europa, com apresentações na Alemanha e na Suíça. Antes disso, nesta sexta-feira, dia 23 de janeiro, às 20h30min, o pátio do Colégio Teutônia será “palco” para esses instrumentistas, oportunidade em que irão apresentar o concerto preparado para a Turnê Europa 2015 a toda comunidade. O evento está sendo preparado com muito carinho e será gratuito.

O Sommerkonzert – Concerto de Verão – também marca o lançamento da revista que será levada para a viagem. O material possui informações sobre o grupo, a escola e a cidade, além de vários detalhes sobre a turnê.

Turnê Europa 2015

Na Turnê Europa 2015, o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, acompanhado por quatro professores e oito familiares, possui na agenda dez concertos, incluindo apresentações com corais e orquestras alemãs. No roteiro estão as cidades de Frankfurt, Hettenrodt, Idar Oberstein, Rheinböllen, Bad Ems, Mörschbach, Trier, Weiskirchen, Sankt Wendel, Mannheim, Brühl, Munique, Zurique, Luzerna, Füssen, Rottenbuch, Nürnberg, Mühlhausen e Niederdorla.

A ideia de realizar uma turnê pela Europa foi lançada em 2010. De lá para cá, os contatos com orquestras e corais da Alemanha foram iniciados. Os preparativos foram intensificados no mês de agosto de 2014, quando o Conjunto Instrumental, além dos ensaios semanais, iniciou ensaios especiais visando a turnê, aliados a momentos de reuniões, procurando informar os estudantes sobre a cultura, os costumes e o clima das regiões que serão visitadas. Um repertório especial foi definido e contempla música brasileira, música regional do Rio Grande do Sul, música latino-americana, folclore alemão e peças internacionais.

Entre os instrumentos que integrarão o grupo na turnê estão cinco violinos, três flautas, três saxofones alto, um saxofone tenor, três trompetes, dois trombones, dois teclados, um acordeon, duas guitarras, um baixo elétrico, uma percussão e uma bateria.

Projeto de Música do CT

A Turnê Europa 2015 do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia é uma ação que vem ao encontro dos objetivos e expectativas do Projeto de Música do CT. O projeto como um todo, tem suas primeiras ações nas aulas de musicalização da Educação Infantil, passa pelas aulas de música no Ensino Fundamental, pelas oficinas de instrumentos musicais e canto coral infantil e juvenil.

O Conjunto Instrumental, por sua vez, se coloca como parte finalizadora nesse processo musical de âmbito escolar. “A realização da turnê não será apenas a simples apresentação musical de um conjunto instrumental, mas sim, uma turnê de um projeto de música de uma escola que incentiva seus estudantes, desde muito cedo, a trilharem os belos caminhos das artes e da música”, destaca o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert.

LEGENDA DA FOTO – Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia fará apresentações na Alemanha e na Suíça

CRÉDITO DA FOTO – Divulgação Colégio Teutônia