Colégio Teutônia valoriza aprendizado da Língua Alemã

Estudantes recebem certificados como forma de reconhecimento

Professora Angelita Lohmann (e); Cônsul da República Federativa da Alemanha no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Maria Altmann; e diretor do CT, Mauro Alberto Nüske, participaram da entrega de certificados

Na noite da última terça-feira (12), o Colégio Teutônia realizou cerimônia de entrega de certificados de proficiência em Língua Alemã, de Concurso de Leitura em Língua Alemã e de outras atividades voltadas ao aprendizado e aperfeiçoamento do idioma. A solenidade, realizada no Auditório Central do CT, objetivou reconhecer o bom desempenho dos estudantes nas diferentes habilidades em Língua Alemã.

A programação contou com a participação da Cônsul da República Federativa da Alemanha no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Maria Altmann, que se disse encantada com tudo que viu e vivenciou em Teutônia. Já ao longo do dia, ela visitou o educandário e outros locais da cidade. “A entrega dos certificados em Língua Alemã ocorre em todo mundo, e fico extremamente feliz com o trabalho que vem sendo feito aqui no Colégio Teutônia. Parabéns pelo empenho de todos, nos diferentes níveis de aprendizado. Todo esse trabalho gera oportunidades e outras possibilidades aos estudantes, num ensino que vai além, que contribui para a vida e a formação crítica capaz de mudar o mundo”, frisou, parabenizando também os pais e familiares pelo apoio.

Por meio de transmissão on-line, o diretor de Ensino do Goethe Institut Porto Alegre, Adrian Kissmann, e a gerente da Iniciativa PASCH para o Goethe Institut no Brasil, Juliane Müller de Acevedo, também parabenizaram os estudantes pelas conquistas. “Isso é fruto de muito empenho e estudos. No ano em que o Rio Grande do Sul celebra os 200 anos da imigração alemã, agradecemos à direção e aos professores do Colégio Teutônia pelo apoio e parceria”, ressaltaram.

Certificados

Há muitos anos o Colégio Teutônia oportuniza aos seus estudantes diferentes possibilidades de aperfeiçoamento na Língua Alemã. A solenidade com entrega de certificados é uma forma de homenagear os estudantes e reconhecer suas conquistas.

Com o apoio do Goethe Institut na organização e realização das provas no Colégio Teutônia, os certificados de proficiência em Língua Alemã no nível A1 foram entregues para 20 estudantes, de diferentes turmas; no nível A2, três estudantes foram certificados; o nível B1 teve sete estudantes certificados; e o B2, nível mais elevado inédito no CT, certificou duas estudantes, Ana Laura Koefender Führ e Ana Sofia Borchardt Röwer.

Além das proficiências, os estudantes também costumam participar e ter bons resultados no Concurso de Leitura em Língua Alemã promovido pelo Goethe Institut, que em 2023 contou com duas etapas. Nesse quesito, nove estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio receberam certificados nos níveis Deutsch als Fremdsprache A1, Deutsch als Fremdsprache A2, Deutsch als Fremdsprache B1, Mit Deutschlanderfahrung A2, Mit Deutschlanderfahrung B1 e Dialekt. Destaque para Sofia Horst, 1º lugar na etapa regional; Catarina Feldkircher, Érica de Castro e Guilherme Werkhausen Rutz, 2º lugar na etapa regional; Nícolas Gabriel Bayer de Farias e Cristian Matias Stahlhöfer, 3º lugar na etapa regional.

Anualmente os estudantes também participam do Festival de Música e Teatro em Língua Alemã, de concursos pelo PASCH-Net e de outras oportunidades em diferentes faixas etárias e modalidades. Dentre essas, o CT homenageou estudantes envolvidos na Olimpíada Nacional de Língua Alemã; no Curso Deutsch+Beruf, por meio do qual a estudante Ana Sofia Röwer recebeu uma bolsa de estudos no Goethe Institut de Schwäbisch Hall, na Alemanha; e no Curso JUKU, por meio do qual a estudante Natália Müller participará com bolsa de estudos na cidade alemã de Karlsruhe.

Por meio do PASCH, o CT mantém parceria com escolas estrangeiras, como, por exemplo, de Northeim, na Alemanha, e de Buenos Aires. As parcerias desenvolvem e intensificam o interesse e aprendizado da Língua Alemã. “Tudo isso só é possível graças às instituições parceiras, que incentivam a Língua Alemã, como o PASCH, Goethe Institut e Consulado Alemão”, destaca a professora de Língua Alemã do Colégio Teutônia, Angelita Lohmann.

O diretor do CT, Mauro Alberto Nüske, classificou a noite de entrega de certificados como um momento muito especial. “Parabéns e agradecimentos a todos os estudantes, familiares e professores pelo incentivo e cultivo da Língua Alemã. Obrigado aos nossos parceiros, que nos permitem chegar mais longe. Com certeza todos temos belos frutos a colher pela frente. É um trabalho que traz diferentes possibilidades e oportunidades para a vida pessoal e profissional desses jovens”, concluiu.

Certificados de proficiência em Língua Alemã no nível A1 foram entregues para 20 estudantes de diferentes turmas
No nível A2, três estudantes foram certificados
O nível B1 teve sete estudantes certificados
B2, nível inédito no CT, certificou duas estudantes do CT