Colégio Teutônia investe em tecnologia agrícola para a Granja

Educandário adquire novo trator Massey Ferguson 4707

O que há de melhor em tecnologia embarcada em maquinário agrícola está disponível na Granja do Colégio Teutônia. Por meio de parceria de mais de quatro décadas do educandário com a Samaq, concessionária Massey Ferguson filial de Estrela, o novo trator 4707 contribui para as atividades agrícolas desenvolvidas pela unidade produtiva e auxilia no aprendizado dos estudantes do curso Técnico em Agropecuária.

A entrega oficial do equipamento ocorreu na manhã de 27 de abril, durante solenidade festiva na Granja do CT, que contou com a participação da direção da mantenedora Fundação Agrícola Teutônia (FAT), do Colégio Teutônia, da Samaq e do Consórcio Nacional Massey Ferguson.

Entrega oficial do equipamento contou com a participação da direção da Fundação Agrícola Teutônia, do Colégio Teutônia, da Samaq e do Consórcio Nacional Massey Ferguson

Economia, eficiência e desempenho

O novo trator 4707 segue modelo global da Massey Ferguson e é o primeiro comercializado no Vale do Taquari. Com motor eletrônico, três pistões, turbinado com intercooler, dispõe de controle por sistema eletrônico e caixa de câmbio 4×12, com mais possibilidades de velocidade. Entre suas principais qualidades estão a baixa manutenção, maior economia, maior eficiência e melhor desempenho. “A tecnologia embarcada nas máquinas da Massey Ferguson está disponível no Colégio Teutônia”, destaca o gerente de agronegócio e responsável pela Granja, Rudimar Cerutti.

Novo trator 4707 segue modelo global da Massey Ferguson e é o primeiro comercializado no Vale do Taquari

O novo trator junta-se à outras máquinas utilizadas na unidade do CT, como a colheitadeira 5650, o trator 6711 R Dyna 4, trator 292 e trator 4708, protótipo do modelo 4707 que, por dois anos, esteve em período de testes na Granja. “O equipamento recebeu melhorias a partir de apontamentos feitos pelo CT. Estamos disponíveis para estudos de desenvolvimento de novos equipamentos”, acrescenta Cerutti.

Parque de máquinas da Granja do Colégio Teutônia conta com outros equipamentos da marca Massey Ferguson, fruto de parceria de mais de quatro décadas

Parceria

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, valoriza a parceria de décadas entre CT e Samaq/Massey Ferguson. “Esse trabalho nos permite constituir um parque de máquinas de excelência, possibilitando que nossas atividades agrícolas sejam desempenhadas com qualidade, mas que também essa infraestrutura possa ser referência na formação dos nossos estudantes do curso Técnico em Agropecuária.”

A presidente da Diretoria Executiva da FAT, Lenir Leonhardt Klein, e a presidente da Diretoria Deliberativa da FAT, Silvane Leonhardt Tirp, também qualificam o trabalho conjunto. “Essa parceria se consolida com a entrega de mais este equipamento. Unimos forças e possibilidades, tornando possível a realização de sonhos”, avaliam as presidentes.

O vendedor externo da Samaq, Jair Sulzbach, classifica a escola como “uma parte da empresa, muito mais que um cliente”. Emocionado, ele agradece a confiança. “Muitas marcas gostariam de estar com seus equipamentos no parque de máquinas dessa escola conceituada e reconhecida pela formação técnico-profissional. Certamente muitos profissionais que já passaram por aqui levam a marca Massey Ferguson para o mundo a partir do período de aprendizado que tiveram no Colégio Teutônia.”

Novas tecnologias

O gerente geral de vendas da Samaq, Roberto Krause, referenda que a parceria com o Colégio Teutônia contribui para o desenvolvimento de novas tecnologias. “A partir das experiências no trabalho do dia a dia da Granja e do processo de aprendizado técnico, podemos adaptar toda a tecnologia Massey Ferguson à realidade dos produtores rurais da região.”

A diretora da Samaq, Martina Krause, que trouxe o abraço do pai Lothar Krause, fundador da empresa cinquentenária, fala em orgulho. “Nos sentimos honrados em fazer parte da história do Colégio Teutônia. Vocês inspiram as pessoas a seguir no campo e estou realmente surpresa com tudo que o Colégio Teutônia oferece na formação de estudantes e profissionais gabaritados para o mercado.”

O representante comercial do Consórcio Nacional Massey Ferguson para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Ademir Borges, também valoriza a atuação conjunta. “Com programas especiais do consórcio direto de fábrica é possível renovar facilmente a frota. Aqui se planta, se colhe e se presta serviços com a nossa marca.”