Berçário do Colégio Teutônia promove e fortalece o respeito à infância

Berçário do Colégio Teutônia promove e fortalece o respeito à infância

A infância é um período fundamental no desenvolvimento humano, quando as aprendizagens para a saúde física, emocional e cognitiva são construídas. O respeito à infância não é apenas uma questão de direitos, mas um compromisso ético que envolve o cuidado e a atenção integral às necessidades das crianças de qualquer idade. Atento a isso e com o objetivo de promover e fortalecer o respeito à infância, construindo vínculos emocionais sólidos, organizando espaços que sejam fontes de aprendizado e encantamento, o Colégio Teutônia oferece o Berçário.

Inaugurado em 2021, o prédio, que fica em frente ao CT, é frequentado por crianças do Berçário e do Infantil I, distribuídas em três grupos. “São acolhidas crianças de zero a um ano, 11 meses e 29 dias completos até 31 de março do ano subsequente. Nesse espaço especialmente preparado para eles, nossos pequenos estudantes são estimulados por meio de vivências, do fortalecimento de laços e, principalmente, permitindo que jamais percam sua essência, desenvolvendo-se de forma natural, cada um no seu ritmo”, explica a coordenadora pedagógica do Berçário CT e Infantil I, Luciane Ester Hinnah.

Turmas do Berçário e do Infantil I têm oportunidades, vivências e aprendizados em diferentes ambientes

Um “mundo” de conquistas

As instalações oferecem ambientes acolhedores, em meio à natureza, especialmente preparados, onde os bebês possam se mover com naturalidade e autonomia. As salas são amplas, arejadas e climatizadas, convidativas para novas experiências e vivências que enriquecem o desenvolvimento. Há ainda amplo pátio e solário, ambiente para a hora do soninho, sala de amamentação e cozinha. “A infraestrutura é pensada e organizada de forma minuciosa para contemplar todas as necessidades dos bebês, com mobiliários adequados ao tamanho das crianças, espaços organizados de forma atrativa e aconchegante, e materiais pedagógicos que instiguem e contemplem as diferentes habilidades de cada criança”, valoriza a coordenadora pedagógica.

Além do ambiente seguro e acolhedor, permitindo que os bebês explorem livremente, as ações propostas respeitam os ritmos individuais. “Cada bebê é único e se desenvolve em seu próprio ritmo, alcançando marcos de desenvolvimento. Promovemos a independência durante as atividades diárias, encorajamos a exploração e o brincar livre, utilizando brinquedos, implementos e materiais sensoriais que incentivam isso e contribuem para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, e há atenção especial à comunicação, mesmo que sejam gestos e balbucios. É importante sempre responder a essas tentativas de comunicação de maneira afetuosa e envolvente para que o bebê perceba que sua voz, seus gestos são valorizados e respeitados”, detalha Luciane.

Rotinas diárias, proposta do “adulto modelo” e celebração de conquistas integram essa etapa especial de crescimento dos bebês. “Os educadores são modelos de comportamento para eles, por isso é importante demonstrar paciência, respeito e cuidado em suas interações. Eles aprendem observando e imitando. E quando um bebê atinge um marco de desenvolvimento, como engatinhar ou começar a andar, celebramos e elogiamos suas conquistas. O incentivo positivo fortalece a confiança e a motivação dos bebês”, acrescenta.

Turmas do Berçário e do Infantil I têm oportunidades, vivências e aprendizados em diferentes ambientes

Família envolvida

Ajudar os bebês a desenvolverem a autonomia é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento saudável. Nesse contexto, além da escola, a coordenadora ressalta o importante papel da família no processo de desenvolvimento infantil. “Educar bebês envolve uma abordagem sensível, paciente e carinhosa, que leva em consideração as necessidades e ritmos individuais de cada criança. Acreditamos que ao criar um ambiente acolhedor, seguro e enriquecedor, estamos promovendo o respeito à infância como base para um futuro saudável e feliz. Além disso, estamos contribuindo significativamente para o bem-estar das crianças e para o fortalecimento das relações entre pais, filhos e educadores. Tudo isso ocorre dentro de um contexto de aprendizagem e desenvolvimento contínuo”, conclui Luciane.

Pequenos estudantes do CT convivem diariamente com diferentes estímulos positivos, fortalecendo a confiança e a motivação

    Dicas para os pais

– Proporcione um ambiente seguro: certifique-se de que o ambiente em que o bebê convive e explora seja seguro. Isso inclui remover objetos perigosos, proteger tomadas elétricas e garantir que a casa esteja segura.

– Estimule a livre exploração: deixe o bebê explorar e interagir com o mundo que o rodeia. Isso inclui brincar no chão, tocar objetos seguros e interagir com brinquedos adequados à idade.

– Permita tentativas e erros: bebês aprendem experimentando. Deixe-os tentar fazer as coisas por conta própria, mesmo que isso signifique cometer erros.

– Estimule a independência nas refeições: à medida que o bebê começa a se alimentar, ofereça alimentos seguros e permita que ele tente pegá-los com as mãos ou usar talheres adequados para sua idade.

– Vista o bebê com roupas adequadas: escolha roupas simples de vestir e tirar, atente para que sejam leves e com o comprimento adequado, principalmente quando iniciar o treino de seus primeiros passos, pois auxilia na segurança e equilíbrio da criança, evitando que pise na barra da calça, por exemplo.

– Incentivo à comunicação: à medida que o bebê começa a balbuciar e se comunicar de maneira não verbal, fique atento e responda a essas tentativas de comunicação. Isso ajuda a construir uma base sólida para a comunicação futura e promove a independência na expressão de suas necessidades.

– Seja paciente: respeite o ritmo do bebê e evite apressá-lo. Dê-lhe tempo para tentar fazer as coisas sozinho, mesmo que isso leve mais tempo.

Mais informações sobre o Berçário do CT você encontra no site do educandário (www.colegioteutonia.com.br) ou contatando a recepção da escola pelo fone (51) 3762-4040.

Pequenos estudantes do CT convivem diariamente com diferentes estímulos positivos, fortalecendo a confiança e a motivação

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia / Rafael Mayer e Luana Barth