Atleta de Teutônia é campeão brasileiro

fabiano backendorf JORNAL

Fabiano Backendorf foi medalha de ouro no pentatlo, inclusive com novo recorde estadual

O atleta teutoniense Fabiano Backendorf (15), da Equipe de Atletismo Teutônia/Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi, sagrou-se campeão brasileiro na prova do pentatlo no Campeonato Brasileiro de Atletismo Mirim, disputado entre os dias 09 e 11 de outubro em São Paulo. Representando a equipe AAVA/Colégio Teutônia/Ceat, além de levar o título nacional, Backendorf ainda registrou novo recorde gaúcho na prova.

A competição reuniu 750 atletas de vários estados brasileiros, entre 13 e 15 anos de idade. O representante de Teutônia já havia sido medalhista nos Jogos Escolares da Juventude em 2014 e volta a subir ao pódio em competição nacional, desta vez no lugar mais alto.

O pentatlo reúne cinco provas e, conforme os resultados conquistados em cada uma delas, os atletas recebem pontuação que, somada, premia o competidor mais completo do evento. Nesta modalidade, Backendorf disputou os 100m com barreiras, com o tempo de 14seg46; salto em altura, alcançado 1,77m; arremesso de peso, com 12,67m; salto em distância, atingindo 6,01m; e 800m, com o tempo de 02min27seg.

Na soma da pontuação, o estudante do Colégio Teutônia conquistou 3.765 pontos, novo recorde estadual, melhorando a marca anterior que também era sua. Backendorf é natural de Travesseiro e treina no Projeto de Atletismo de Teutônia desde 2014. Estudante da 1ª Série do Ensino Médio, ele reside em Teutônia e mantém uma rotina de cinco treinos semanais. No mês de novembro ele estará competindo mais uma vez nos Jogos Escolares Brasileiros, integrando a Seleção Gaúcha de Atletismo e representando o Colégio Teutônia. Os jogos serão realizados em Maringá, no Paraná.

Pela equipe teutoniense ainda participaram do Campeonato Brasileiro de Atletismo Mirim os atletas Júnior Gabriel da Silva, que disputou as provas de 100m com barreiras e 300m com barreiras. Ele registrou suas melhores marcas pessoais, vencendo a Série 5 dos 300m com barreiras, com o tempo de 44seg07 e, por pouco, quase conseguiu vaga para a grande final da modalidade. Já na prova de lançamento de disco, Tiago Ahlert fez a quarta melhor marca na semifinal, com 47,73m, seu recorde pessoal. Na final, o atleta acabou não repetindo esse desempenho e ficou na 10ª colocação geral.

Equipe Teutônia/Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi vive grande momento

Nas últimas semanas, atletas da Equipe de Atletismo Teutônia/Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi quebraram três recordes estaduais. Além de Backendorf no pentatlo, no dia 04 de outubro os atletas Ana Júlia Lagemann e Felipe Klein estabeleceram novos recordes estaduais. Ana Júlia é a recordista na prova de lançamento de dardo e Klein quebrou o recorde na prova de lançamento de disco durante o Campeonato Estadual Mirim.

A equipe de atletismo teutoniense conta com o patrocínio das cooperativas Languiru e Sicredi, parcerias essas que permitem treinos semanais para crianças e jovens na Pista Atlética do Colégio Teutônia. Para participar dos treinos e das competições, os interessados devem comparecer ao local dos treinamentos no CT. A preparação da equipe ocorre em treinos nas manhãs de quartas-feiras, às 9h30min, e nas tardes de segundas e quartas-feiras, das 13h30min às 16h. Mais informações ainda podem ser obtidas com os professores e treinadores Iurquen Roese, pelo fone 8608-6065, e Laudenor Brune, fone 9661-8564.

CRÉDITO DA FOTO – Divulgação Colégio Teutônia