9º Fórum Tecnológico do Leite – Colégio Teutônia e Languiru conquistam “pequenos” consumidores com Escolinha do Leite

A Cooperativa Languiru teve a sensibilidade de ensinar, de forma interativa e lúdica, o caminho que o leite percorre da propriedade rural até chegar à mesa do consumidor, por meio de uma atração inédita no 9° Fórum Tecnológico do Leite. Nos dias 17 e 18 de setembro, cerca de 600 estudantes de escolas municipais e do Colégio Teutônia participaram da Escolinha do Leite, que ocorreu no ginásio da SER Gaúcho, no Bairro Teutônia.

Conduzida por profissionais da Indústria de Laticínios e alunas-funcionárias do Colégio Teutônia, a iniciativa alternou momentos de aprendizado com diversão para crianças de Teutônia, Westfália, Estrela, Arroio do Meio e Poço das Antas. A escolinha foi dividida em quatro estações em que foram explicadas detalhadamente a produção, a industrialização e a importância do consumo de leite.

DSCN2093

Na Fazenda

Ordenhadeira e resfriador são palavras que podem soar estranhas para crianças de cinco a dez anos de idade, porém, não mais para quem participou da Escolinha do Leite. A aluna-funcionária do Colégio Teutônia, Katiane Keil, explicou às crianças a origem e o processo de conservação do leite no espaço denominado de “Na Fazenda”. Katiane observou que tudo inicia com a ordenha da vaca, segue com o processo de conservação no resfriador e se encaminha com o transporte da matéria-prima até a Indústria de Laticínios da Languiru. “Salientamos que o leite vem da vaca e que o rebanho recebe a atenção de várias pessoas na propriedade rural. De certa forma, é um conhecimento que acabou se perdendo com o tempo e que procuramos resgatar neste espaço”, afirmou.

Na Indústria

A segunda estação foi comandada pela coordenadora técnica da Indústria de Laticínios da Languiru, Carine Hamester, que relatou como ocorre o processo de beneficiamento do leite no espaço “Na Indústria”. Carine detalhou os cuidados e análises que são realizadas na entrada do leite na fábrica e os procedimentos de pasteurização e tratamento UHT. “O intuito foi salientar que o leite é analisado, passa por um rigoroso processo industrial e só depois vai para a caixinha”, acrescentou.

Em Casa

A também coordenadora técnica da Indústria de Laticínios, Fernanda Wiebusch Camara, conduziu a terceira estação chamada de “Em Casa”. Fernanda enfatizou a importância do consumo de leite para suprir as necessidades nutricionais dos seres humanos, principalmente o cálcio, além de acrescentar que o leite está presente em alimentos que podem ser consumidos em diferentes horários, como iogurte, achocolatado, leite líquido, queijo, sorvete ou, ainda, pode ser usado como ingrediente para receitas caseiras, como bolo, pão, molhos, entre outros. “O leite e seus derivados podem estar presentes no café da manhã, no almoço, no lanche e na janta”, citou.

Revisando as estações

A quarta estação da Escolinha do Leite foi conduzida pelas alunas-funcionárias do Colégio Teutônia, Angélica Borges e Selena Ferreira. Ambas realizavam perguntas sobre os assuntos que foram abordados nas três estações anteriores. Por meio de um jogo interativo, as crianças jogavam um dado “gigante” e pulavam casas do tabuleiro conforme o número do dado, num jogo que lembra uma brincadeira de outras gerações, a “Amarelinha”. As crianças que acertavam as respostas ganhavam como prêmio um litro de leite Languiru.DSC07174

Degustação e visita aos estandes

A diversão continuava depois de passarem pelas quatro estações. As turmas ganhavam máscaras de “vaquinha” e realizavam a degustação de bebidas lácteas, iogurtes e achocolatado da Languiru. Conduzidos por supervisores de escolas e professores, os estudantes finalizavam o roteiro da Escolinha do Leite com visitas aos estandes de empresas que divulgaram produtos e serviços destinados à atividade leiteira.

Esclarecimento e incentivo

“As crianças acompanharam uma sequência esclarecedora e que revisava tudo na última estação. O evento foi maravilhoso”, avaliou a supervisora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Klepker, do Bairro Alesgut, em Teutônia, Maria Mirtês Petry, que destaca a importância desse contato mais “direto” com a cadeia do leite.

O professor Flávio Tiggemann, da Escola Municipal Bento Gonçalves, de Boa Vista Fundos, também município de Teutônia, classificou a Escolinha do Leite como uma atividade de valorização e estímulo aos produtores de leite da região. Lembrou que o ser humano age muito em função do estímulo que recebe. “De certa forma, a iniciativa contempla a sucessão familiar nas propriedades rurais, um fato que sempre preocupa. Se um percentual destas crianças se tornar produtor de leite no futuro, com certeza elas foram incentivadas por ações como a Escolinha do Leite”, sintetizou.

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

LEGENDAS DAS FOTOS

7158 – Na primeira estação as crianças conheceram como se origina o leite

7159 – Na segunda estação as crianças conheceram o processo de envase e industrialização do leite

7139 – Na terceira estação foram relembradas as formas de consumo de produtos lácteos

7174 – Na quarta estação as crianças responderam a perguntas sobre o que foi ensinado nas estações sobre a fazenda, a indústria e o consumo

7172 – Estudantes degustaram bebidas lácteas, iogurtes e achocolatado da Languiru

7184 – Crianças bateram fotos com a vaca de presépio

2093 – Equipe de profissionais da Languiru e de alunos-funcionários do Colégio Teutônia que conduziram as atividades na Escolinha do Leite

CRÉDITO DAS FOTO – Éderson Moisés Käfer e Lediane Oliveira (2093).