Empreendedorismo de estudantes do Colégio Teutônia dá origem a cooperativas escolares

Aprendiz no Campo

A Cooperativa Escolar é uma associação de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos seus associados. Amparada pela Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente, e da Lei nº. 5.764/71, em sua essência busca formular uma proposta pedagógica com a participação dos aprendizes em atividades práticas. Pois é justamente com o objetivo de oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, por meio da vivência de um modelo cooperativo sustentável, que o Colégio Teutônia, em parceria com a cooperativa Sicredi Ouro Branco, está desenvolvendo projeto de cooperativas escolares, como parte constituinte das atividades práticas do programa Aprendiz no Campo.

A iniciativa de aprendizagem sobre o cooperativismo, iniciada em fevereiro de 2016, envolve jovens a partir de 14 anos de idade, cotizados pela Cooperativa Languiru, que junto com o CT e a Ocergs-Sescoop/RS, são parceiros na organização do Aprendiz Cooperativo no município. A formação possui mais de 1.100 horas/aula, em 18 meses de atividades, divididas em aulas teóricas na estrutura do CT e práticas na Unidade Técnica e Pedagógica da Granja do educandário.

Cooperativas escolares

Como consequência desse trabalho, surge a Cooperativa Escolar de Aprendizagem Teutônia (COOPEAT), cooperativa escolar formada e gerenciada pelos estudantes do programa Aprendiz no Campo, numa inciativa e parceria entre CT, Sicredi e Languiru. “Com foco na elaboração de produtos de origem agropecuária, como a produção de hortaliças orgânicas e balas de mel, as atividades desenvolvidas buscam promover a cooperação e a autonomia, baseando-se no saber e no fazer. Com isso, o Colégio Teutônia busca a educação alternativa, que estabelece uma relação dialética com a comunidade, que é peça fundamental na transformação das perspectivas do aprendiz como agente da história”, destaca a coordenadora do Programa de Aprendizagem do Colégio Teutônia, professora Maria de Fátima Fuzer da Silva.

Para a coordenadora da COOPEAT, Letícia Diesel da Costa (15), o trabalho oportuniza a cooperação e o desenvolvimento de habilidades em equipe, com a formação de novas lideranças. A apresentação oficial da cooperativa à comunidade escolar ocorre em assembleia no dia 05 de julho, durante a Semana Cultural do CT, que ocorre no período de 04 a 08 de julho.

Além da COOPEAT, o Colégio Teutônia também está desenvolvendo outra cooperativa escolar, a COOPECT, constituída pelos estudantes da Educação Básica. Depois disso, no dia 15 de julho, haverá apresentação de todas as cooperativas escolares em desenvolvimento em diferentes instituições de ensino teutoniense, em evento na Sicredi Ouro Branco.