Cursos técnicos possibilitam impulso na carreira profissional

Cursos técnicos possibilitam impulso na carreira profissional

Colégio Teutônia oferece seis opções de cursos técnicos, com aulas nas noites de segundas a quintas-feiras

O ano letivo de 2017 já iniciou e, com ele, novas expectativas, novos sonhos e o desejo de realizar novas conquistas. Nesse contexto, o Colégio Teutônia acredita que, para sonhar e realizar, o conhecimento é o melhor caminho, servindo como impulso à carreira profissional, contribuindo para o ingresso no mercado de trabalho ou a promoção na empresa.

Prestes a completar 65 anos de trabalho pela educação e formação de profissionais qualificados, o Colégio Teutônia oferece à comunidade local, regional e estadual cursos técnicos de diferentes áreas. Estudantes de mais de 35 municípios dos Vales do Taquari, Rio Pardo e Caí buscam a formação técnica na Educação Profissional do Colégio Teutônia, que disponibiliza os cursos Técnico em Agropecuária, com mais de dois mil profissionais formados para o mercado de trabalho, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Administração, Técnico em Informática e Técnico em Serviços Jurídicos. Juntos, eles somam mais de duas mil pessoas preparadas para o mercado de trabalho, jovens e adultos que sonharam e realizaram seus sonhos a partir do conhecimento.

               

Vantagens da formação técnica

 

Entre as vantagens da formação técnica, destaque para o tempo de duração menor (dois anos), a melhoria na condição de empregabilidade e de rendimento salarial. A redução de tempo em comparação à graduação está, principalmente, pela metodologia de ensino voltada ao mercado de trabalho, com o desenvolvimento e valorização de habilidades e competências. Conforme a coordenadora da Educação Profissional do CT, Francine Caumo, a formação técnica oferece uma excelente relação custo-benefício. “Os cursos técnicos do Colégio Teutônia preparam os estudantes para o mercado de trabalho, com aulas práticas e bem específicas. Concomitantemente a isso, os professores são qualificados, com experiência na sua área de atuação, o que torna as aulas dinâmicas e diferenciadas, aliando o conhecimento técnico com a prática em sala de aula”, avalia Francine, enaltecendo também a infraestrutura do CT e a realização dos estágios curriculares.

No que se refere ao mercado de trabalho, as empresas buscam por profissionais qualificados, preparados para ocupar o seu espaço. Essa qualificação também pode ser determinante para a manutenção do posto de trabalho, considerando o rápido avanço tecnológico e as novas exigências legais, em constante atualização. “A formação técnica abre portas, principalmente para jovens sem experiência. Num curto espaço de tempo, os estudantes aliam conhecimento teórico e experiência pelas práticas vivenciadas em sala de aula”, acrescenta Francine.

O Colégio Teutônia disponibiliza a formação técnica e está com matrículas abertas para cursos com registro em Conselhos Profissionais, possibilidade de Bolsa de Estudos e mais de cem empresas conveniadas em todo Estado para realização de estágio profissionalizante. As aulas ocorrem à noite, das 19h às 22h, de segundas a quintas-feiras. Mais informações podem ser obtidas na Recepção do Colégio, no site do CT – www.colegioteutonia.com.br –, na página do educandário no Facebook, pelo e-mail areatecnica@colegioteutonia.com.br ou pelos fones (51) 3762-4040 e 3762-6025.

 

                Nova coordenação

 

                No início deste ano letivo a coordenação da Educação Profissional do Colégio Teutônia passou por alterações. A administradora, especialista em Recursos Humanos, Francine Caumo, assume a função até então ocupada pela zootecnista Maria de Fátima Fuzer da Silva, que por sua vez passa a ser a gestora de projetos do educandário.

                Francine, que cursa MBA em Coaching e Liderança, conta com vasta experiência nas áreas de gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento, liderança de equipes e recursos humanos, além de ter atuado como professora e coordenadora de cursos técnicos por mais de cinco anos. “Por meio de minhas vivências empresariais e na área técnica, tenho foco no trabalho em equipe, com as pessoas caminhando e buscando um mesmo objetivo, acreditando na educação e no desenvolvimento do cidadão”, ressalta.

                A partir dessa alteração, Maria de Fátima passa a coordenar o novo setor de Projetos do Colégio Teutônia, responsável pela manutenção e expansão de atividades relacionadas à aprendizagem e consultorias tecnológicas em convênio do educandário com o Sebrae. “Por meio dessa parceria, o Colégio Teutônia tem acesso aos serviços do Sebrae, com ações em mais de 140 municípios gaúchos, atendimento de mais de 1,8 mil clientes, na busca por projetos de captação de recursos e prospecção de novos produtos, especialmente no setor de educação, nos níveis de qualificação, técnica e tecnológica”, explica Maria de Fátima.

                Com o setor de Projetos, o Colégio Teutônia fortalece e estabelece relações institucionais com empresas locais, regionais e estaduais, com entidades e organizações públicas e privadas, vinculadas aos segmentos de atuação do CT e áreas de inovação. “Ações de desenvolvimento de projetos ocorrem há muitos anos concomitantemente à coordenação pedagógica da Educação Profissional do Colégio. A mudança, com a criação deste setor específico, leva em conta um novo olhar para este segmento que apresenta-se como fundamental para a proposta técnico-pedagógica em todos os níveis de atuação do CT. Essa nova organização beneficia a comunidade regional e escolar, com o desenvolvimento e promoção de ações em diferentes áreas”, finaliza Maria de Fátima.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Giovani Sebastiani  e Leandro Augusto Hamester