Colégio Teutônia participa da Semana da Língua Alemã

Na sua 4ª edição, a Semana da Língua Alemã foi promovida em todo Brasil pelas Embaixadas da Alemanha, da Suíça, da Áustria, da Bélgica e de Luxemburgo. Por dez dias, muitos centros culturais, instituições e escolas organizaram atividades diversas, com o intuito de divulgar a Língua e a Cultura Alemã. A programação, desenvolvida no período de 05 a 14 de abril, contou com mais de 800 eventos em todo país.

A exemplo de anos anteriores, o Colégio Teutônia também participou da “Woche der Deutschen Sprache”. Entre as atividades, a Língua Alemã pautou tarefa da Gincana do Grêmio Estudantil do Colégio Teutônia (GECT), com os estudantes participando da prova do Soletrando em Alemão, tendo pela frente palavras como Rucksack (mochila), Jugendliche (juventude) e Geschichte (história).

Concurso de Leitura em Alemão somou pontuação para o Concurso Regional de Leitura, que ocorre em maio

No Facebook do CT podem ser conferidos os vídeos editados para esta Semana da Língua Alemã. O 7º ano criou vídeos com os verbos estudados em sala de aula; professores e funcionários foram os “atores” nos vídeos em que se manifestaram em Alemão ou no dialeto; e ex-alunos contribuíram com relatos sobre a importância de aprender uma língua estrangeira, principalmente o Alemão.

No hall de entrada do educandário também esteve em exposição a Jugend in Deutschland, coletânea de banners e colagens elaborada por estudantes de escola de Berlim. O CT teve acesso a essa exposição por meio do Goethe Institut, instituição parceira no incentivo da Língua Alemã. Os estudantes do 3º ano ensaiaram dança típica alemã, com as professoras Alici Feyh e Cirlei Jasper. Já o 5º ano se deliciou com receita de um Schokoladenkuchen (bolo de chocolate). “Aprender Alemão assim é mais gostoso. Outra comida típica oferecida aos estudantes foi o tradicional Brezel, um tipo de pão em forma de nó”, destaca a professora Angelita Lohmann.

Aula de culinária contribui para o aprendizado de língua estrangeira

Houve ainda Concurso de Leitura em Alemão, do qual participaram estudantes de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e as turmas do Ensino Médio. O desempenho, inclusive, somou pontuação para o Concurso Regional de Leitura, que ocorre em maio.

A programação também contou com atividades que envolveram a comunidade. “Atendendo pedido do ex-Cônsul, foram preparadas caixas com livros e revistas em Alemão para doação. Essas caixas com materiais diversos, identificadas com o logo da Semana da Língua Alemã, foram distribuídas por diferentes locais de Teutônia, como Prefeitura, hospital e supermercado. Como ainda há muitas pessoas que entendem Alemão, achamos importante disponibilizar esse material. É possível que algumas até se motivem a aprender Alemão ou a doar outros livros também”, comenta Angelita.

Caixas com livros e revistas em Alemão disponibilizadas gratuitamente em diferentes pontos de Teutônia, como no Hospital Ouro Branco

Dentro da Semana da Língua Alemã, o CT também participou de eventos oficiais, como o lançamento da programação nacional durante encontro com o Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Thomas Schmitt; e entrega de diplomas de proficiência de Alemão em nível A2/B1 (Deutsches Sprachdiplom). Onze estudantes do CT receberam seus diplomas das mãos do Cônsul e da coordenadora de Alemão no RS/SC, Catrin Beguhl, durante evento realizado em Lajeado.

Estudantes do CT receberam diplomas de proficiência de Alemão em nível A2/B1 (Deutsches Sprachdiplom)

“O Colégio Teutônia incentiva o aprendizado da Língua Alemã desde o 3º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. São de dois a quatro períodos de aula por semana, em diferentes níveis de aprendizado. No último ano, 53 estudantes do CT realizaram algum tipo de proficiência, qualificação importante para o futuro acadêmico e profissional”, conclui a professora.

Coletânea de banners e colagens elaborada por estudantes de escola de Berlim esteve em exposição no hall de entrada do Colégio Teutônia

TEXTO – Leandro Augusto Hamester e Angelita Lohmann

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia