Colégio Teutônia oportuniza avaliação contínua do conhecimento

Colégio Teutônia oportuniza avaliação contínua do conhecimento

 

Ferramenta contribui na preparação dos estudantes para o Enem e vestibular

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No mês de março o Colégio Teutônia relançou seu Instrumento de Avaliação Contínua (IAC), ferramenta que oportuniza aos estudantes a avaliação contínua dos seus conhecimentos, baseados no conteúdo estudado em sala de aula.

Num primeiro momento, o programa foi apresentado aos estudantes, seguido da palestra “Motivação para estudos”, com o professor de História e Geografia do Decisão Pré-Vestibular, Luiz Henrique Schaldert. Participaram das atividades os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

“É preciso colocar-se à prova para ver se é capaz. Cada pessoa deve determinar seu próprio comportamento, pensando nos próprios objetivos. Por isso, não devemos ter medo de nos testarmos, conhecermos nossas habilidades. Assim aprendemos a nos conhecer melhor, quais são nossos pontos fortes”, frisou o palestrante. “É preciso cuidar de si. Primeiro como forma de comprometimento consigo mesmo, depois porque estamos sempre sob julgamento”, acrescentou Luiz Henrique.

Com a palestra, o CT procurou motivar os estudantes para o desafio de testar seus conhecimentos nos simulados quinzenais do IAC. “É uma forma de motivá-los para a importância do estudo diário, uma vez que o estudo vai fazer a diferença na vida de cada um”, destaca a coordenadora pedagógica do CT, professora Kátia Cilene Rex, citando frase do professor Pier: “Ninguém aprende coisa alguma se não for autodidata, ou seja, professor de si mesmo.”

De maneira bastante descontraída, Luiz Henrique conseguiu a atenção dos estudantes, que saíram do encontro motivados para a experiência dos simulados, num exercício prático de “colocarem-se à prova”.

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O que é o IACIAC

 

O Instrumento de Avaliação Contínua desafia os estudantes para autoavaliação contínua, propiciando estratégias que visam ao estudo diário, promovendo mais um critério para determinação do resultado final de cada trimestre.

Além disso, o IAC oportuniza aos pais o acompanhamento do desempenho dos filhos, aproxima os estudantes da vivência do Enem e do vestibular, e oportuniza autoavaliação dos professores, promovendo espaço para a discussão do fazer pedagógico de cada docente. Paralelamente a isso, estimula a capacidade de estabelecer relações entre conteúdos estudados em sala de aula.

O programa do CT prevê avaliações a cada 15 dias, exceto em semanas de provas trimestrais. Cada simulado será composto por quatro questões de cada disciplina. Em um ano, os estudantes do Ensino Fundamental II terão participado de 15 simulados, exercitando 240 questões. No Ensino Médio, nesses mesmos 15 simulados, serão 300 questões anuais. Em três anos de Ensino Médio, cada estudante terá a oportunidade de exercitar 900 questões, contribuindo para o seu aprendizado e posterior processo de avaliação do Enem e vestibular.

A cada trimestre ainda haverá um simulado de redação. O estudante recebe uma proposta e terá dois períodos de aula para redigir o texto. Além do aprendizado, ao final do trimestre um mimo oferecido pelo Grêmio Estudantil do Colégio Teutônia (GECT) será entregue aos estudantes com mais acertos por turma.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester