Evento ocorre de 19 a 23 de novembro. Inscrições gratuitas já estão disponíveis
O município de Teutônia volta a respirar música em novembro. Entre os dias 19 e 23 de novembro de 2025, ocorre o 6º Festival de Música de Teutônia, evento que oferece cursos, oficinas e apresentações artísticas gratuitas, reunindo músicos e estudantes de diversas regiões do Sul do país.

O Festival, sediado no Colégio Teutônia, dá continuidade a uma trajetória que começou em 2014 e se consolidou como uma das mais importantes iniciativas de formação musical do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul. A proposta é difundir e valorizar a música erudita e popular, oferecendo aos participantes a oportunidade de aperfeiçoamento técnico e vivência artística.
“É motivo de alegria a retomada do Festival, que tradicionalmente mobiliza um grande número de instrumentistas, professores e a comunidade. A última edição reuniu cerca de 300 musicistas. É um evento já consolidado, que movimenta o cenário musical e cultural de Teutônia e da região”, destaca Lucas Eduardo Grave, maestro do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia e integrante da comissão organizadora.
O evento estava programado para 2024, mas em virtude da catástrofe ambiental que assolou o Estado, foi adiado para este ano.
Cinco dias de imersão musical

A programação prevê 16 cursos gratuitos conduzidos por 19 professores convidados de diferentes regiões do Brasil. As manhãs e tardes serão dedicadas às aulas e oficinas de instrumentos, que totalizam cerca de 25 horas de formação, enquanto as noites terão apresentações abertas ao público e sem cobrança de ingresso, com recitais, grupos instrumentais e grandes formações musicais.
Entre os instrumentos contemplados estão flauta transversal, clarinete, violino, guitarra, contrabaixo elétrico, bateria, teclado e acordeon, além do canto coral — expressão artística fortemente associada à identidade cultural de Teutônia, reconhecida como a Capital Nacional do Canto Coral.

“O Festival tem caráter pedagógico e artístico. Não se trata de competição, mas de aperfeiçoamento e troca de experiências. São cinco dias ouvindo, praticando e apreciando música em todos os ambientes do Colégio Teutônia e pelo município”, reforça Grave.
Programação
19 de novembro – Abertura oficial às 19h com o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia e participação especial da cantora Laura Dalmás.
20 de novembro – Credenciamento e aulas ao longo do dia; Concerto com o Quinteto Guarany, às 19h.
21 de novembro – Oficinas e ensaios durante o dia; Concerto com o grupo Vocal 5, às 19h.
22 de novembro – Oficinas e ensaios durante o dia; Recital dos Estudantes, às 19h.
23 de novembro – Oficinas e ensaios durante o dia; encerramento com a Orquestra do Festival, Orquestra Acadêmica e Grande Coro, às 19h.

As apresentações ocorrem no Auditório Central do Colégio Teutônia, e a partir da tarde de domingo, as atividades se concentram na Prefeitura de Teutônia.
Acolhimento e integração
Um dos diferenciais do Festival é o acolhimento das famílias teutonienses, que abrem suas casas para hospedar instrumentistas e professores vindos de outras cidades, especialmente aqueles que moram a mais de 30 quilômetros.
“Essa acolhida é um abraço aos visitantes. Está no DNA dos eventos do Colégio Teutônia e da Rede Sinodal de Educação”, comenta Grave.
A alimentação será oferecida por adesão, mediante contratação antecipada com a organização (lanches, almoços e jantas).
As inscrições são gratuitas e limitadas a 15 participantes por instrumento, disponíveis no site www.festivaldemusicadeteutonia.com.br
Realização e apoios
O Festival de Música de Teutônia 2025 é uma realização da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teutoniense (Acerte), com apoio cultural do Colégio Teutônia e da Prefeitura de Teutônia. Conta com patrocínio de Certel e Sicredi Ouro Branco, e financiamento do Pró-Cultura RS e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Cultura.
Mais informações podem ser obtidas na recepção do Colégio Teutônia, pelo telefone (51) 3762-4040, ou pelo e-mail festivaldemusica@colegioteutonia.com.br
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester