“Ser diferente e fazer a diferença é importante”

“Ser diferente e fazer a diferença é importante”

Educação Profissional do Colégio Teutônia participa de aula inaugural com palestra sobre relação entre empreendedorismo e empregabilidade

Na noite de 03 de março os estudantes e professores da Educação Profissional do Colégio Teutônia participaram de aula inaugural. Reunidos no Auditório Central do CT, o evento também contou com a presença de representantes de empresas parceiras.

Na oportunidade o administrador e consultor Albano Mayer proferiu a palestra “Empregabilidade, empreendedorismo e inovação”, em momento de acolhida às turmas dos cursos técnicos em Administração, Eletrotécnica, Eletromecânica e Agropecuária. “O CT prevê momentos de formação, trazendo conhecimento e gerando transformação”, valorizou o coordenador da Educação Profissional do CT nos cursos de Administração, Eletrotécnica e Eletromecânica, Mauro Régis de Oliveira.

Aula inaugural reuniu estudantes e professores dos cursos técnicos em Administração, Eletrotécnica, Eletromecânica e Agropecuária, além de representantes de empresas parceiras

Nova realidade

Em tempos de pandemia, ambientes e modelos de trabalho passaram por alterações. Mayer citou o ambiente híbrido e a atualização de informações disponíveis. “Todos nós devemos buscar o aprendizado constantemente, essa é uma condição atual do mercado de trabalho. A formação profissional é permanente, a evolução das coisas é algo que podemos perceber a cada momento, todas as tecnologias, como de gestão, de inovação, de processos produtivos, vêm evoluindo. Existem várias frentes e isso exige que tenhamos uma formação técnica extremamente atualizada, passamos a correr atrás disso o tempo todo, não vamos mais parar de aprender ou estudar”, disse.

Para ele, o mercado procura por profissionais com competências múltiplas. “Nisso estão questões como a inteligências cognitiva, o aprendizado técnico, o trânsito entre vários ambientes. Existem necessidades de competências técnicas, mas as competências comportamentais estão cada vez mais fortes e sendo exigidas”, enumerou.

Empreendedorismo e inovação

Ao se referir ao tema empreendedorismo, Mayer defendeu a necessidade de identificação das necessidades do mercado. “Que problema eu quero resolver efetivamente? Esse talvez seja o grande caminho para o empreendedor identificar sua primeira oportunidade. Por outro lado, existe uma realidade distinta, que é o desconhecimento da gestão, o que leva muitas organizações a cometerem equívocos nos primeiros anos e, assim, não continuarem vivas para trabalhar a sua história, mesmo com boas soluções. A gestão é fundamental para que o empreendedor consiga estabelecer o seu negócio.”

Administrador e consultor Albano Mayer proferiu a palestra “Empregabilidade, empreendedorismo e inovação”

Ele também frisou que inovação não está associada a inventar algo novo, mas em trazer, por exemplo, uma solução que a cidade ainda não dispõe. “Se eu não tenho Uber na minha cidade, eu vou criar um mecanismo de transporte coletivo que vai ocupar esse espaço para resolver o problema do meu cliente. Assim eu tenho a condição de um projeto inovador para o local onde atuo, não necessariamente vou criar uma empresa global”, disse, citando como exemplo o aplicativo Garupa no Rio Grande do Sul, “que atua no interior, um Uber bem regional”.

Dicas

Por fim, Mayer trouxe algumas dicas para os estudantes e professores:

              – Todo jovem precisa estar preparado para várias profissões e múltiplas competências, não para a profissão que ele ocupa neste momento. Precisa desenvolver essa amplitude profissional e perceber coisas diferentes;

              – Trabalhe as competências comportamentais. Precisamos cada vez mais entender de inteligência cognitiva, inteligência emocional, o ambiente corporativo e as suas transições, entender de gente. Gente é o desafio da humanidade. É importante saber a técnica, mas é fundamental entender de pessoas;

              – As pessoas não vão ganhar uma fortuna nas primeiras atividades, mas se tiverem uma percepção de futuro, conseguirão construir uma remuneração condizente com as suas entregas. O mercado busca profissionais diferenciados, por isso ser diferente e fazer a diferença é importante.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester