Semana Acadêmica do Colégio Teutônia destaca qualificação, energias alternativas e qualidade de vida

Semana Acadêmica do Colégio Teutônia destaca qualificação, energias alternativas e qualidade de vida

 

“Uma vida de qualidade requer atenção. Excessos não cabem em lugar nenhum, por isso, usem bem o corpo e a mente.” As palavras são do engenheiro agrônomo, psicopedagogo, mestre em Gestão de Políticas Públicas e especialista em Motivação Humana Reflexiva, Ainor Francisco Lotério. Ele palestrou sobre o tema “Qualidade de vida – uma nova aurora pessoal e profissional” durante a 4ª Semana Acadêmica da Educação Profissional do Colégio Teutônia, evento que ocorreu paralelamente ao 9º Fórum Tecnológico do Leite, no mês de setembro. Com bom humor, ele promoveu a integração e a reflexão dos participantes, em especial estudantes, que lotaram o Auditório Central do educandário.

“A qualidade deve entrar pelo pensamento. Precisamos buscar qualidade de sentimentos, de relacionamentos. Além disso, qualidade de movimento, tirar o corpo do sedentarismo. Aliado a tudo isso, qualidade do alimento”, frisou, acrescentando que vida de qualidade requer projetos de vida: “defina objetivos, procure os meios, leve à prática e controle a atividade. Vida de qualidade acontece se olharmos para dentro de nós mesmos e vermos alguma coisa a mais.”

Especificamente aos estudantes, sugeriu que “estudem mais do que a escola pede, conheçam o mundo, estudem para vocês e não se meçam pelos outros, apaixonem-se por uma profissão”. Para Lotério, são cinco as etapas para obter sucesso no mercado: família, estudos, habilidades, trabalho e honestidade.DSC03504 JORNAL

Energias alternativas

O secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker, palestrou sobre “Plano Energético do Rio Grande do Sul e energias alternativas”. De maneira bastante didática e detalhada, apresentou configuração dos sistemas de distribuição e de transmissão de energia elétrica no Estado.

“Estamos num momento de planejar o futuro. Olhar para traz e ver o que pode ser feito hoje. O Rio Grande do Sul está fazendo a sua parte e, em termos de energias alternativas, o Vale do Taquari possui um grande potencial de biomassa para gerar energia. Além do impacto ambiental, há o impacto socioeconômico, uma avaliação que precisa ser feita pelos órgãos competentes”, ressaltou.

Para Redecker, o Rio Grande do Sul possui o maior potencial eólico do Brasil. “Contamos com capacidade de geração de energia eólica muito grande. Linhas de transmissão também nos diferem dos outros estados, com capacidade muito boa. Mesmo com as dificuldades ambientais para liberação de projetos, considerando a burocracia, o tempo e as taxas, temos uma excelente capacidade”, avaliou.

Sobre a energia solar, o secretário também qualificou a capacidade gaúcha. “O sol envia para a Terra energia equivalente a cerca de 10.000 vezes o consumo mundial de energia bruta. O potencial do Estado chega a ser o dobro do potencial da Alemanha e da Itália, que possuem grande aproveitamento de painéis solares”, disse.

A geração de energia por biomassa também recebeu atenção de Redecker. “Constituída de material orgânico, pode ser uma grande solução, estimulando que produtores usem os dejetos que, hoje, são um problema ambiental, gerando biogás. Com isso podemos deixar de depender do gás boliviano. Estamos elaborando um programa de energia forte para o campo, com o apoio de cooperativas e concessionárias. Quando se fala em desenvolvimento de regiões e municípios, sem dúvida não podemos deixar de tratar da energia elétrica”, concluiu.

DSC03526 JORNAL

Qualificação profissional

A 4ª Semana Acadêmica da Educação Profissional do Colégio Teutônia teve por objetivo integrar as diferentes áreas do conhecimento, promovendo a socialização de temas relevantes aos diferentes eixos tecnológicos das áreas de atuação profissional dos estudantes do educandário.

“Diferentes conhecimentos, diferentes áreas, diferentes contextos. Acreditamos na vida e a qualificamos, e essa qualidade de vida perpassa pela educação”, destacou o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert.

A coordenadora pedagógica da Educação Profissional do Colégio Teutônia, professora Maria de Fátima Fuzer da Silva, classificou a programação como técnico-pedagógica. “Estamos direcionando os estudantes para o mercado de trabalho, com formação de nível técnico, e momentos como esse enriquecem para além do currículo formal dos cursos, ampliando as vivências e convivências no educandário. A cada nova edição também procuramos enriquecer o evento com atividades artísticas e culturais.”

As atividades da Semana Acadêmica também avançaram para as atividades do Fórum do Leite, com palestras técnicas voltadas à cadeia produtiva. Nesse contexto, o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, falou em nome dos parceiros do evento e enalteceu a variedade de propostas. “É uma programação importante e diversificada, com o Colégio Teutônia dando a sua importante contribuição para o desenvolvimento profissional do agronegócio, com a profissionalização e qualificação da mão de obra.”

Aliado às palestras, a programação ainda contou com apresentações artístico-culturais, entre elas do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, com o seu repertório da Turnê Europa 2015, e do CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, campeão do Encontro de Arte – Enart 2014.

DSC03572 JORNALDSC03485 JORNAL

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

 

LEGENDAS DAS FOTOS

3485 – Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, com o seu repertório da Turnê Europa 2015, abriu programação artístico-cultural

3504 – Especialista em Motivação Humana Reflexiva, Ainor Francisco Lotério palestrou sobre “Qualidade de vida – uma nova aurora pessoal e profissional”

3526 – Secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker

3572 – Apresentação do CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, campeão do Encontro de Arte – Enart 2014

 

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester