Passado o Carnaval, reiniciam as aulas no Colégio Teutônia

3 JORNAL

Na manhã de quarta-feira, dia 18 de fevereiro, estudantes e professores retornaram às salas de aula no Colégio Teutônia. O corpo discente neste início de ano letivo conta com 650 estudantes, 92 estagiários e cinco turmas do Programa Aprendiz Cooperativo, totalizando 210 aprendizes, além de participantes dos cursos periódicos oferecidos pelo Centro de Eletricidade. Para atender esse público, o educandário possui cerca de 110 profissionais, entre professores e funcionários.

Na recepção aos estudantes, às 7h20min, o CT programou atividades especiais de integração e diálogo. Como de costume, o Grêmio Estudantil (GECT) proporcionou recreio prolongado, com música ao vivo e sorvete para o lanche no Pátio Central, além de apresentação dos novos estudantes e professores.

Os primeiros a retornarem foram os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. No período da manhã também iniciaram as atividades para o Turno Integral, enquanto que as crianças da Educação Infantil iniciaram suas atividades e os períodos de adaptação à tarde. A Educação Profissional retornou às salas de aula no turno da noite. Outros programas, como cursos do Centro de Eletricidade e o Programa Aprendiz Cooperativo já iniciaram com aulas em janeiro e início de fevereiro.

“Contamos com inúmeras novidades para este ano letivo. Entre essas, estamos transformando os espaços da Moradia Escolar, da cozinha e outros em salas de aula, para assim darmos conta da demanda de turmas e serviços oferecidos no contra-turno, com aulas complementares de dança, patinação, capoeira, balé, música, entre outras”, destaca o diretor Jonas Rückert, ressaltando ainda outras melhorias de infraestrutura física, de suporte tecnológico com a atualização de sistemas, laboratórios e implantação de projetores nos ambientes pedagógicos do Ensino Médio e da Educação Profissional. “Além disso, também contamos com novos professores, atividades de nivelamento de Língua Estrangeira e o retorno do Instrumento de Avaliação Contínua, o simulado do CT.”

Nas boas-vindas, Rückert se disse feliz com o início do novo ano letivo. “O sentimento é de alegria e de entusiasmo por podermos reiniciar um novo ano, com acréscimo de estudantes e podendo oferecer um educandário organizado, bem estruturado, qualificado para nossa comunidade; de compromisso, pela confiança que as famílias depositam no trabalho que realizamos aqui; e de preocupação com o cenário do nosso país”, frisou.

Formação continuada para professores e funcionários

DSC_0006 JORNAL

As atividades para professores e funcionários do CT já haviam iniciado uma semana antes. No período entre 11 e 13 de fevereiro o grupo participou da Semana de Planejamento 2015, oportunizando ações de formação continuada nas dependências da escola, com o intuito de manter a equipe em constante aprendizagem e fortalecer vínculos profissionais.

O primeiro dia de atividades proporcionou apresentação dos novos professores e colaboradores, seguida de momento de acolhida e reflexão preparada pelo Serviço de Diaconia. O encontro foi marcado pela elaboração dos Planos de Estudo das quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Na oportunidade os professores conversaram sobre as competências, habilidades, conceitos estruturantes e conteúdos de cada área do conhecimento.

No dia 12 a programação contou com a palestra “Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea”, com o professor Ronaldo Mota, reitor da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Ele chamou atenção para as mudanças da sociedade na atualidade e a necessidade de uma reformulação na educação. No mesmo dia, no período da tarde, os docentes participaram de palestra com a professora Roselane Zordan Costella, que falou sobre “Construção do Conhecimento – Processos e Avaliação no cotidiano da sala de aula”. No final da tarde, professores e funcionários ainda contaram com momento de integração, organizado pelo Serviço de Orientação Educacional.

Por fim, no dia 13, no início da manhã, direção, equipe pedagógica e professores receberam os pais dos estudantes novos durante café da manhã. Na ocasião, além de conversar sobre o Colégio Teutônia, os pais tiveram a oportunidade de conhecer os profissionais do educandário e receberam orientações sobre o processo de adaptação escolar dos filhos. “A intenção foi desmistificar medos em relação ao primeiro dia de aula, permitir que os pais e estudantes conheçam o corpo docente, aproximar os pais da rotina da escola e destacar a proposta pedagógica do Colégio Teutônia, buscando o apoio dos pais para a rotina de estudos dos filhos”, explica a coordenadora pedagógica, professora Kátia Cilene Rex. À tarde, tiveram continuidade o planejamento de início das aulas e reuniões pedagógicas.

“Estamos muito felizes com a volta às aulas. A energia dos estudantes traz vida ao ambiente escolar. Escola só tem sentido quando os estudantes estão aqui”, conclui Kátia.

DSC_0053 JORNAL