Novos saberes e amor à música tomam conta do Colégio Teutônia

Novos saberes e amor à música tomam conta do Colégio Teutônia

Evento reuniu cerca de 200 instrumentistas em cursos e oficinas, com auditórios lotados para as apresentações

DSC03285 JORNAL

Um encontro de conhecimento, novos saberes e muito amor à música. Um encontro que propôs alternativas e novos direcionamentos para o fazer musical e para a educação musical. É assim que podemos classificar, em poucas palavras, o 2º Festival de Música de Teutônia, promovido pelo Colégio Teutônia no período de 19 a 23 de julho. Destinado a estudantes de música e ao público em geral, foram cinco dias de atividades, oportunidade de aperfeiçoamento por meio de oficinas de instrumentos, da prática de conjunto e de concertos gratuito abertos à comunidade.

A formação teve a participação de cerca de 200 instrumentistas, vindos de 35 diferentes cidades do Estado, e contou com a expressiva participação do público nas noites de apresentações, lotando o Auditório da Sicredi Ouro Branco na noite de domingo, durante a abertura, e o Auditório Central do CT nos eventos culturais nas noites de segunda a quinta-feira.

DSC03293 JORNAL

O Festival teve por objetivo propiciar o contato dos participantes com o trabalho técnico-musical de renomados profissionais da música e também buscou oportunizar a vivência da música por meio de oficinas de cordas, sopros, canto, percussão e musicalização, além de promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os músicos participantes, bem como contribuir para o crescimento cultural da comunidade. Foram 18 renomados professores em 16 cursos de instrumentos musicais e três oficinas.

“Nosso sentimento é de agradecimento, admiração, respeito e extrema felicidade. Temos a certeza de que esta segunda edição do Festival de Música de Teutônia foi revigorante. Chegando ao final, mais do que alcançarmos incríveis 6.180 horas de formação e centenas de músicas tocadas com notas mágicas, o saldo disso tudo é a celebração da riqueza cultural, com os sons aqui distribuídos ecoando em nossas vidas por muito tempo. Que tenha sido bom para todos, com a expectativa de darmos continuidade ao que não tem fim: o aprender sempre”, enalteceu o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, no encerramento do evento, agradecendo ainda a todas as famílias que hospedaram os instrumentistas, o apoio da patrocinadora Sicredi, a dedicação de todos os envolvidos na organização do evento e, em especial, aos professores e estudantes.

DSC03244 JORNAL

“Estamos muito felizes com a 2ª edição do Festival de Música de Teutônia. Tivemos a participação de profissionais excelentes, músicos renomados, que fizeram um grande trabalho pelo aperfeiçoamento musical. Chegando ao final da programação percebe-se a evolução dos estudantes, a razão de ser do nosso Festival. O Colégio Teutônia sente-se honrado em poder promover e sediar evento como este”, avaliou o maestro do Conjunto Instrumental do CT e um dos organizadores do Festival, Lucas Grave, na expectativa de poder oferecer a 3ª edição do evento.

DSC03299 JORNAL

O diretor executivo da Sicredi Ouro Banco, parceira do evento, Neori Ernani Abel, parabenizou o CT pela iniciativa. “Este Festival é espetacular. O som dos mais de 200 instrumentistas tocou nossos corações, com cinco dias de conhecimento e troca de experiências. Foi possível ver o brilho nos olhos, uma sensação maravilhosa que ainda permitiu fazer novas amizades e descobrir novos talentos”, disse.

 

Programação

 

Concomitantemente à programação de educação musical, a programação artística contou com atrações em todas as noites, abertas ao público e com entrada franca. No domingo ocorreu o concerto inaugural com o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, com o repertório da Turnê Europa 2015, fruto do projeto musical do CT desenvolvido há 19 anos.

Na noite de segunda-feira houve apresentação das Meninas Cantoras de Nova Petrópolis, com 16 anos de atividades marcadas pelo diálogo entre o tradicional e o contemporâneo, o popular e o erudito, promovendo a música vocal entre jovens cantoras e aliando sensibilidade estética e conceitual na seleção e execução do repertório. O coro possui na regência e direção artística a professora Cristiane Ferronato.

Na terça-feira, além de apresentação de Professores e Estudantes, destaque para o show internacional com John Maland High School Jazz Band, do Canadá. Formado por um grupo misto de estudantes em formação e outros já formados no programa de música de Devon, todos possuem em comum o amor pela música. Muitos dos seus integrantes viajaram à Alemanha, quando conheceram os jovens do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, durante a Turnê Europa 2015. A partir de então iniciou-se uma amizade e, sabendo da sua passagem pelo Estado para participar do 1º Festival Internacional de Orquestras de Bom Princípio, foram convidados pela organização do evento do CT para se apresentarem em Teutônia.

Na noite de quarta-feira, dia 22, ocorreu o Recital de Estudantes, com a apresentação dos instrumentistas, divididos em diferentes naipes musicais. Foi o momento para colocar em prática os aprendizados das oficinas e cursos.

DSC03225 JORNAL

O encerramento do evento, mais uma vez de casa cheia, foi com o grande concerto da Orquestra do Festival, que teve a regência o maestro Lincoln da Gama Lobo. Certamente um momento especial para os instrumentistas e o público.

“É uma alegria, um prazer e uma emoção muito grande poder trabalhar com esses jovens. O Festival trouxe muitos frutos, com uma evolução muito grande e descoberta de jovens talentos da música”, frisou o maestro.

DSC03205 JORNAL

Falando em nome dos professores do Festival, Pedro Figueiredo, de Porto Alegre, que ministrou as oficinas de improvisação e flauta transversal, destacou a importância do evento. “Temos profunda admiração pelo evento de Teutônia, iniciativa que contribuiu para que a música forme cidadãos melhores para o mundo”, frisou, pedindo para que os pais sigam incentivando seus filhos.

Por fim, falando em nome dos demais estudantes, Luís Kaufmann, de Santa Cruz do Sul e que participou das atividades para violino, agradeceu a oportunidade proporcionada pelo Festival. “Muito obrigado por tudo que pudemos vivenciar nesta semana em Teutônia. Saímos daqui melhores, com o apoio de professores e profissionais da música incríveis. Com certeza o Festival de Música de Teutônia está melhor a cada nova edição.”

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester