Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Aprendiz Cooperativo do Campo

No dia 16 de agosto iniciaram as atividades da 5ª turma do Aprendiz Cooperativo do Campo, tendo a Languiru como cotizadora, o Colégio Teutônia como entidade formadora e o Sescoop/RS como entidade certificadora.

Serão 1104 horas de atividades, das quais 552 teóricas e 552 práticas em propriedade rural do círculo de relacionamento dos participantes (anteriormente as aulas práticas ocorriam na Unidade Técnica e Pedagógica da Granja do Colégio Teutônia). Ao longo de 18 meses, serão 16 horas semanais, de segunda a quinta-feira, até janeiro de 2023.

As aulas teóricas ocorrem no formato online, intercalando a cada 15 dias com o aprendizado prático. Direcionado para jovens entre 14 e 24 anos que residem na propriedade rural ou apresentam a possibilidade de realizar atividade prática em alguma, esta turma do Aprendiz Cooperativo do Campo conta com 16 participantes (90% deles são filhos de associados da Languiru). O mais jovem possui 14 anos, enquanto que o mais “velho”, 20. A maioria (62,5%) é do sexo masculino.

Aula inaugural

A abertura ocorreu com encontro presencial, na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, respeitados os protocolos de saúde. A auxiliar administrativo de Recursos Humanos, Graciela Blume, apresentou a Languiru e valorizou os diferenciais do sistema cooperativo, além de tratar de questões de departamento pessoal.

O coordenador do programa de aprendizes e da Educação Profissional do Colégio Teutônia nos cursos de Administração, Eletrotécnica e Eletromecânica, Mauro Régis de Oliveira, ministrou a disciplina de “Cidadania e Trabalho”, abordando vínculo trabalhista, comportamento e comprometimento.

Os temas a serem trabalhados destacam cooperativismo, empreendedorismo, gestão de pequenas empresas, matemática comercial e financeira, além de disciplinas específicas relacionadas às atividades no campo, como cultivo de hortifrúti e grãos, preparação do solo e criação de animais.

Programa Aprendiz Cooperativo

A Languiru é cotizadora do Programa Aprendiz Cooperativo desde 2009, com mais de mil estudantes qualificados em cursos voltados ao Processamento de Carnes, Eletrotécnica Básica, Auxiliar Administrativo e Serviços de Supermercado, além de turmas específicas para Pessoas com Deficiência (PcDs) e o Aprendiz Cooperativo do Campo

Em dezembro, três turmas concluem a formação (Processamento de Carnes, Auxiliar Administrativo e Serviços de Supermercado) e duas turmas de Eletrotécnica Básica iniciam as atividades.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

LEGENDA DA FOTO – Turma conta com 16 participantes, a maioria do sexo masculino e associados à Cooperativa Languiru

CRÉDITO DA FOTO – Leandro Augusto Hamester