Nova diretoria da Cooperativa Escolar do Colégio Teutônia toma posse

Assembleias extraordinária e ordinária ocorreram no dia 10 de julho

O artigo 5º do estatuto da Cooperativa Escolar do Colégio Teutônia (Coopect) foi mais uma vez colocado em prática nas assembleias gerais extraordinária e ordinária do dia 10 de julho: educar e promover a difusão da doutrina cooperativista, visando a melhor educação e conscientização dos associados dentro dos princípios cooperativistas; e ser laboratório de aprendizagem operacional para a prática e a fixação dos princípios educacionais, preconizados na doutrina cooperativista, através da autogestão e solidariedade.

A ordem do dia contou com reforma e aprovação de alteração estatutária, seguida de eleição e posse da diretoria e dos membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal para a gestão 2019-2020. Todo rito de um processo assemblear foi rigorosamente cumprido pelos estudantes.

Turmas prestigiaram processo assemblear da Coopect

Trabalho conjunto

O jovem Felipe Huve Kist (10) foi eleito novo presidente. Em seu discurso, agradeceu a confiança. “Vai ser uma experiência diferente. Não vai ser tão difícil, os colegas vão ajudar e vamos continuar com o que a cooperativa já fazia”, disse. Perguntado sobre os diferenciais do cooperativismo, ele foi certeiro: “numa cooperativa todo mundo trabalha junto, todo mundo se ajuda”.

Presidente Felipe Huve Kist (e) e vice-presidente Bruno Lorival Augustin

Seus pares de diretoria são o vice-presidente Bruno Lorival Augustin (12), primeiro-secretário Kaike Rinaldi (12), segundo-secretário Caetano Giodani Jacobs (12), primeira-tesoureira Kerlen Giovana Link (13), segundo-tesoureiro Pedro Henrique Asquidamini Horst (11), diretora de produção Kananda Lagemann Cunha (11), diretora de divulgação e cultura Gyovanna Ruschel Wink (11) e diretor de consumo Tiago Rafael Scherer (12).

O Conselho Fiscal é composto pelos efetivos Gabriel Ely Zart (13), Cristian Matias Stahlhöfer (11) e Thiago Cardoso (13), com os suplentes Gabriel Oscar Hagemann (15), Sofia Milena Scherer (10) e Henrique Viçosa da Rocha (10).

A Coopect trabalha com almofadas perfumadas e sal temperado; no Dia das Mães também comercializou “flores” perfumadas; e na Páscoa, ovinhos e cenouras com amendoim (cri-cri).

Diretoria e Conselho Fiscal da Coopect com o diretor do CT, Jonas Rückert (d), e a professora coordenadora da cooperativa, Cátia Regina Hamester Rührwiem (e)

Cooperação

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, parabenizou o grupo pela seriedade na condução das assembleias. “O grande mote da cooperativa escolar é fazer as coisas acontecerem. A vida é uma grande cooperação e no CT os estudantes têm a possibilidade de participar de uma organização estatutária como a cooperativa escolar. Além do caráter educativo, a atividade possibilita a prática do empreendedorismo, que esses jovens levam para a vida. Só podemos ser melhores se aprendermos a cooperar”, disse.

A professora coordenadora da cooperativa, Cátia Regina Hamester Rührwiem, igualmente valorizou a educação cooperativa. “Esses estudantes aprendem muitas coisas que podem usar em sala de aula e também para a vida fora do contexto escolar. Me sinto extremamente feliz em poder auxiliar. É possível perceber no dia a dia deles a verdadeira compreensão da cooperação”, conclui.

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester