Notícias

Colégio Teutônia
Institucional
História
Fundação Agrícola
Rede Sinodal
Nossa Equipe
Aprocote
Certa
Moradia Escolar

Educação Básica

Educação Profissional

Atividades Extraclasse

Albuns Fotográficos

Parceiros

Serviço de Orientação Educacional trabalha com alunos, professores e famílias do Colégio Teutônia
     Com o papel de criar um clima de confiança baseado na ética e no autêntico diálogo, promovendo uma ação integradora entre direção, setores, professores, alunos, funcionários e famílias, o Colégio Teutônia conta com uma profissional específica, a Orientadora Educacional, função desempenhada por Rosa Maria Schneider.  Ela é graduada em Pedagogia – Orientação Educacional pela Unisc e pós-graduanda em Orientação Educacional pela Uninter.
     No trabalho com os estudantes, Rosa Maria busca proporcionar os meios necessários para favorecer a integração desses alunos no processo educativo, com atendimento em grupos e individuais, propondo temas de interesse da faixa etária, bem como abrindo espaço para o aluno expor suas dificuldades, sejam pessoais, emocionais e/ou cognitivas e realizando os devidos encaminhamentos. Entre as atividades a serem realizadas, podem ocorrer atendimentos individuais por procura espontânea ou pedido dos pais e/ou professores, assembléias escolares, conselho de classe, integração e acolhimento de alunos novos, eleição e acompanhamento dos líderes de turma, projetos de Orientação Profissional e de resgate a auto-disciplina, entre outros.
     Na atuação junto às famílias, o Serviço de Orientação Educacional favorece a integração das famílias e da escola, criando espaços para discussão de temas que envolvem a família atual e oportunizando atendimento individual àquelas famílias que necessitam maior atenção quanto aos seus filhos. Entre as atividades estão reuniões com pais e grupos de estudo.
     Já no que se refere a atuação junto aos professores, a profissional assessora através de entrevistas individuais, orientações, palestras e dinâmicas de grupo, refletindo sobre temas que envolvem o processo educativo. Entre as atividades desenvolvidas estão reuniões em parceria com a Coordenação Pedagógica, participação em Conselhos de Classe, Projeto Saúde do Professor, estudo das etapas do desenvolvimento infantil e do pré-adolescente e trabalhos quanto a metodologia do trabalho em grupo.

 
2
2
5
3
4
5