Na última semana, dias 5 e 6, o Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, de Porto Alegre, foi sede do 6º Encontro Nacional de Corais da Rede Sinodal de Educação, o “ENCORSE”. Na oportunidade, os professores Harry Baukat e Cristiano Leonhardt acompanharam o Coral Juvenil do Colégio Teutônia, que também participou do evento.
O coral executou quatro peças, dentre elas uma peça do compositor experimental John Cage intitulada 4’33”. “A peça chamou a atenção pelo fato de não se prever o que poderia acontecer, pois durante esse tempo os integrantes do coro ficaram em silêncio e quem fez a música foi o público, tossindo, rindo, cochichando, aplaudindo e vibrando. A intenção era promover a interação do coral com o público, além de apresentar um novo conceito e reflexão do que é música”, explica o professor e regente do coral Cristiano Leonhardt. O grupo enfatizou a explicação da ousada peça com uma frase estampada no uniforme do coral: “Eu não quero ouvir as notas, quero ouvir o espírito. Ele está dentro de vocês, não na música.”
Após as apresentações das quatro peças, os cantores do Colégio Teutônia foram aplaudidos de pé pelo público, recebendo elogios pela ousadia e coragem, principalmente pela qualidade técnica e vocal.
Além do Coral Juvenil do Colégio Teutônia, participaram também o Grupo Vocal Dohms, de Porto Alegre; Gaspar Silveira Martins, de Venâncio Aires; Colégio Sinodal Roca Sales; Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, de Cachoeira do Sul; Centro Sinodal de Ensino Médio, de Sapiranga; SETREM, de Três de Maio; Instituto de Educação Ivoti; e o Conjunto Educacional Dr. Blumenau, de Pomerode/SC.
|