Noite de autógrafos revela jovens talentos da Literatura

Noite de autógrafos revela jovens talentos da Literatura

Estudantes do Colégio Teutônia apresentam o livro “Traços e Textos”

A noite foi de emoções, de sorrisos e até algumas lágrimas, uma noite mágica com a realização de um sonho: o primeiro autógrafo. Jovens estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Teutônia foram os autores presentes e receberam familiares e convidados para a sessão de autógrafos do livro “Traços e Textos”, escrito pelas turmas A e B ao longo do ano letivo.

Projeto envolveu 48 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Teutônia

O evento especial ocorreu no dia 12 de novembro, no Auditório Central do educandário, e marcou a culminância do Projeto Pequeno Escritor, que desafiou esses estudantes a produzirem um conto e um desenho. Não faltou criatividade nas produções e, entre fadas, sereias e universos distantes, o Projeto foi criando forma, mobilizando a todos os 48 jovens escritores.

Um por um, eles foram apresentados, autografaram o livro e posaram para fotos com seus convidados. Sob olhares curiosos e admirados, os pais conheceram um pouco mais sobre seus filhos ao ouvirem as características de cada escritor, numa espécie de mini currículo informal. Entre hobbys, medos, alegrias, sonhos e ídolos, houve quem desejasse ser imortal e aqueles que nem gostam tanto de escrever, mas deram o seu melhor para integrar a obra coletiva.

“Esses jovens vão ouvir falar muito em currículo ao longo de suas vidas. Esse livro é um primeiro passo do currículo de estudantes e integra a caminhada que constrói o grande percurso profissional”, destacou a coordenadora geral do CT, Andrea Wallauer.

Projeto Pequeno Escritor desafiou estudantes a produzirem um conto e um desenho

Orgulho

A professora de Língua Portuguesa e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do CT, Edileni Moraes Pereira, falou em orgulho. “Esse é um momento ímpar para todos os estudantes, para nós professores e também para a família. É muito mais que um livro, é a materialização de um sonho que deseja formar não apenas leitores, mas autores, pequenos grandes escritores”, disse.

Nessa mesma linha, a professora de Língua Portuguesa e Redação, Evenize da Costa Pires, falou dos desafios do projeto. “Com a colaboração, cooperação e envolvimento de todos, somos capazes de realizar produções que significam a aprendizagem”, frisou, agradecendo aos estudantes, pais e responsáveis, professores, coordenação pedagógica, direção e toda comunidade escolar do Colégio Teutônia.

A editora e revisora da obra, Jana Lauxen, da Editora Os Dez Melhores, que prestigiou a noite de autógrafos, valorizou a criatividade. “Todos precisamos conhecer mais o mundo a partir da perspectiva das crianças. Temos muito a aprender com nossos pequenos, que são autores de suas próprias vidas.”

Pequenos autores receberam familiares e convidados para a sessão de autógrafos do livro “Traços e Textos”

Famílias leitoras

A autora Caroline Ulrich Kovalski (10) convidou os pais Carmen e Agnaldo Kovalski para a sessão de autógrafos. O texto “Três super-heróis incomuns” e o desenho ilustram as páginas 26 e 27 do livro. No conto, a cidade de “Credos Cruzes” tem a sorte de contar com a proteção dos super-heróis Roberto (o gato de estimação), Roberta (a cadela de estimação) e a menina Carolaine (a personagem principal). O trio é o grande responsável pelo combate ao crime na cidade, atuação que é mantida em segredo pelos “super-heróis mais famosos da cidade de Credos Cruzes”.

Caroline Ulrich Kovalski (10) convidou os pais Carmen e Agnaldo Kovalski para a sessão de autógrafos

“Eu gosto de ler livros de aventura e escrevo bastante também, sobre coisas que acontecem no dia a dia, colocando algumas fantasias. Os meus bichinhos de estimação também são personagens”, diverte-se a pequena escritora.

“A partir desse projeto percebemos que ela passou a se interessar mais pela leitura e pela escrita, é uma forma de incentivo. A evolução é perceptível. Além de acompanharmos ela de perto, isso tudo também nos incentiva a ler mais em casa, é uma troca”, avaliam os pais.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester