“Não existe outro segredo que não seja estudar”

Colégio Teutônia promove palestra para pais e estudantes do Ensino Médio

“Não existe segredo que não seja estudar.” Com essa frase a professora-doutora da UFRGS, Roselane Zordan Costella, que é pesquisadora de provas externas, iniciou a palestra “Enem – o que é, como funciona, para que serve e como é avaliado”. O evento foi promovido pelo Colégio Teutônia na terça-feira, dia 16 de junho, em seu Auditório Central, e contou com a participação de estudantes do Ensino Médio e professores do educandário, além da presença dos pais.

palestra ENEM 16.06 (1) JORNAL

Ampla conhecedora do Enem – Roselane pesquisa sobre o tema desde 1998 –, ela apresentou inúmeras dicas aos jovens estudantes e seus pais, que são fundamentais nesse processo de estímulo ao estudo também em casa. “Os pais são responsáveis para que seus filhos criem o hábito do estudo, indo muito além de aproveitar integralmente o período em sala de aula. O ‘mundo lá fora’ está cada vez mais competitivo”, alertou.

Sobre o exame, Roselane explicou que a prova é elaborada pelo MEC e tem validade para todo o país. “O Enem desenvolve o ‘aprender a pensar’. Suas questões buscam relacionar o conhecimento com as experiências cotidianas, incentivando as escolas, os estudantes e os pais a ‘lerem o mundo’, indo além de ‘ler conteúdo’. Não basta saber o conteúdo, é preciso saber aplicá-lo”, frisou a pesquisadora.

Dicas

Entre as dicas para a redação do Enem, ela enfatizou que o tema costuma ser agendado ao longo do ano pelos meios de comunicação. Além disso, assuntos que recebem muito destaque no primeiro dia de provas também podem ser o tema da redação. Roselane sugere que a redação seja olhada com cuidado redobrado. “Ela vale muitos pontos”, enfatizou, alertando também para que os estudantes leiam com atenção todas as perguntas da prova.

“Para se dar bem na prova, é fundamental saber resolver problemas em todas as áreas do conhecimento”, disse, dando dicas de preparação. “Aprendam a solucionar conteúdos com situações do dia a dia; leiam jornais e revistas, analisem seus conteúdos; exercitem a redação escrevendo sobre determinados assuntos de forma dissertativa; saibam como utilizar o conteúdo aprendido em sala de aula; resolvam muitas provas, e façam isso tendo ao lado um cronômetro para ganhar agilidade; leiam cada questão com muita atenção e, com concentração, escolham a alternativa correta”, elencou.

palestra ENEM 16.06 (3) JORNAL

Roselane ainda explicou o sistema de correção do Enem, que considera número de acertos, o peso diferenciado das questões e uma proposta contra o “chute” para acertar a questão correta. “Temos que acreditar na escola, nos estudantes e nos professores, contando com o apoio da família”, concluiu, desejando boa sorte a todos os que farão as provas do Enem.

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, destacou que o evento objetivou a realização de um diálogo participativo sobre o Enem, com espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas. “A palestra é mais uma etapa de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Colégio Teutônia com a professora Roselane há mais de um ano, o qual busca constantemente a qualificação do corpo docente e a unidade de trabalho por meio de reuniões e eventos de aprofundamento pedagógico. Com isso, o Colégio Teutônia busca preparar seus estudantes para a vida, e de fato o vestibular e o Enem fazem parte da vida desses jovens. Queremos formar cidadãos preparados para assumir e superar qualquer desafio”, concluiu.