Na bagagem do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, muitas histórias e experiências

Turnê Europa 2020

Grupo de jovens musicistas encerra roteiro de apresentações em cinco países no Velho Continente

“A experiência de realizar a terceira turnê pela Europa com o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia é fantástica. Estar com nossos 30 jovens instrumentistas realizando dez concertos em cinco países é algo transformador, é a realização de um sonho. Temos a certeza que todos retornam com inúmeras vivências, experiências e histórias na bagagem, que ficarão para sempre em suas memórias.” As palavras são do maestro Lucas Eduardo Grave, que regeu o grupo nas apresentações em diferentes cidades da Alemanha, da Itália, da Holanda, da Áustria e da França.

A Turnê Europa 2020, iniciada no dia 11 de janeiro, encerra nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro. Os musicistas com seus oito violinos, três violoncelos, três flautas, um clarinete, três saxofones alto, um saxofone tenor, três trompetes, um trombone, um teclado, uma guitarra, um baixo elétrico e duas baterias, além da participação especial da cantora Laura Dalmás, que participou do The Voice Brasil, encantaram o público por onde passaram.

Grupo composto por 30 integrantes contou com a participação especial da cantora Laura Dalmás

Além-fronteiras

“A experiência de viajar durante esses dias pela Europa, visitando lugares encantadores e com muita história, cantando ao lado de jovens tão talentosos e convivendo com pessoas tão queridas, fez com que formássemos uma família linda. No peito, o sentimento de missão cumprida. Assim, chegamos ao fim da nossa Turnê, sabendo que deixamos um pouquinho do Brasil e do Rio Grande do Sul em cada uma das pessoas que estiveram conosco nessa imersão cultural e musical”, avalia Laura.

O Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia passou por cidades como Milão, Leipzig, Amsterdam, Berlim, Verona, Nuremberg, Paris e Munique, entre outras. Algumas delas, inclusive, já integraram as Turnês Europa 2015 e 2017, quando o grupo realizou apresentações na Alemanha, Suíça, França e Áustria.

Acolhida

“A primeira semana de viagem iniciou pela região do Hunsrück, no Estado da Renânia-Palatinado, na Alemanha. Foram cinco concertos incríveis. Duas cidades, Hettenrodt e Mörschbach, nos receberam pela terceira vez. Em Mengerschied estivemos na nossa segunda passagem. Emmelshausen e Sankt Goar, na beira do Rio Reno, nos acolheram com muito carinho em nossa primeira apresentação nessas lindas cidades”, comenta Grave.

Jovens instrumentistas realizaram dez concertos em cinco países, entre eles em Berlim, capital da Alemanha. Na foto, o grupo visitando o Portão de Brandemburgo

A segunda semana de turnê partiu para a Holanda, com um concerto no Consulado Geral do Brasil, em Amsterdam. “Foi nosso primeiro concerto na Holanda, um dia muito especial. Após três dias, partimos para Berlim, capital da Alemanha, uma cidade cheia de história. Lá realizamos concerto juntamente com a Orquestra da Escola Waldorf Havelhöhe e fizemos novos amigos”, lembra o maestro.

O último concerto ocorreu na noite de sexta-feira, dia 31, na cidade de Reutte in Tirol, na Áustria. “Levaremos para sempre na memória os aplausos e vozes que estiveram conosco em todas as apresentações”, conclui Grave.

O repertório levado à Europa contou com “Samba de verão”, “Céu, sol, sul, terra e cor”, “Como nossos pais”, “You raise me up”, “The Phantom of the Opera”, “La Cumparsita”, “Quizás, quizás, quizás”, “Fly me to the moon”, “Sweet home Chicago”, “Heimweh / Heimatlos / So Ein Tag”, “O que é, o que é” e “British Rock” (Kashmir, Smoke on the water, Radio Ga Ga, Satisfaction, A hard day’s night e Live and let die).

Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia

Fundado em 1998, o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia completou, em 2019, 21 anos de atividades. O grupo iniciou os trabalhos a partir de projeto musical que o educandário implantou em 1996. Atualmente mantém oficinas de música, contemplando vários instrumentos, entre eles flauta, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trombone, teclado, violino, violoncelo, violão, guitarra, baixo elétrico e bateria.

O grupo apresenta-se em eventos escolares, festivos, religiosos e culturais. Também representa o Colégio Teutônia em outras cidades. Realiza em média 25 apresentações por ano. Atualmente conta com 50 integrantes, de nove a 18 anos de idade, com a regência do maestro Lucas Eduardo Grave.

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia