Mostra Científica do Colégio Teutônia apresenta trabalhos de pesquisa

Do Berçário ao Ensino Médio, estudantes desenvolvem projetos sobre o tema “A casa é sua, mas o mundo é nosso”

Na próxima segunda-feira, dia 04 de outubro, às 19h e com transmissão pelo Youtube, ocorre a abertura da VII Mostra Científica do Colégio Teutônia. Com o tema “A casa é sua, mas o mundo é nosso”, o evento conta com vasta programação ao longo do mês de outubro.

“Depois de tanto escutarmos sobre metodologias ativas, Educação 4.0 e tempos de pandemia, entendemos que a escola nunca mais poderá ser a mesma. Na retomada da Mostra Científica do CT, cuja última edição ocorreu em 2019, durante vários sábados letivos, pesquisadores de diferentes faixas etárias, sem distinção entre estudante e professor, estiveram reunidas no colégio sem uma organização curricular seriada de acordo com a idade cronológica, para desenvolver projetos e suas pesquisas”, destaca a coordenadora geral do CT, Andrea Wallauer.

Tomando por referência os investimentos contínuos em educação e inovação, a Mostra Científica foi lançada em abril, transformando o CT num imenso território de ideias, perguntas, hipóteses e produção textual. As diversas habilidades e competências foram empregadas neste momento com um único objetivo: a aprendizagem colaborativa. “Acreditando nesta educação em que o ‘aprender’ perpassa o ‘sentir’ e vice-versa, o Colégio Teutônia estimula os estudantes a transporem as fronteiras da sala de aula. Biblioteca, laboratório de informática, salas de aula e outros ambientes foram transformados em locais de pesquisa. Enquanto alguns elaboravam questionários, outros vasculhavam arquivos, álbuns de fotografias, jornais antigos, livros, sites, dentre outras fontes de informação. Os papeis desempenhados por professores e estudantes foram multiplicados. O ensinar e o aprender tradicionais deixaram de ser uma via de mão única, possibilitando um diálogo e uma interação que só a pesquisa pode oportunizar”, resume Andrea.

Durante o mês de outubro, os trabalhos de iniciação científica serão partilhados com a comunidade escolar.