Monja Coen abre programação do II Congresso Internacional de Educação

“Cuidando de quem cuida: humanização e aprendizagem”

Ciclo de palestras segue nesta quinta-feira no Colégio Teutônia

“Sagrados professores, apreciem cada instante da sua vida. Ela está passando, correndo, mas antes que acabe e enquanto tiver energia vital, use para o bem e construção de uma sociedade plural, acolhedora e mais envolvente. É dando que se recebe, mas não podemos dar demais, pois também precisamos receber, compreender e sermos compreendidos.” Com essas palavras a monja Coen Roshi encerrou sua palestra online na primeira noite do II Congresso Internacional de Educação, nesta quarta-feira, dia 16.

Evento de caráter híbrido tem a participação de mais de 600 pessoas

O evento é uma realização do Colégio Teutônia, com a correalização da Secretaria de Educação de Teutônia, e aborda o tema “Cuidando de quem cuida: humanização e aprendizagem”. A programação segue no dia de amanhã e conta com mais de 600 inscritos, seguindo os protocolos aprovados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) de Teutônia. Realizado de maneira híbrida, os encontros presenciais ocorrem no Auditório Central do CT, além de transmissão online

Referência

Na abertura da programação, o prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, falou da alegria em poder rever os professores e desejou a todos um excelente ano letivo. “A pandemia nos ensina muitas coisas, especialmente a viver com cuidado. Os professores são verdadeiros heróis nesta batalha, tiveram que se adaptar rapidamente a um novo processo, ao mesmo tempo em que as famílias tiveram que alterar suas rotinas. Tudo isso valoriza o trabalho dos professores, que para muitas crianças e adolescentes são referência de vida”, disse, valorizando a temática do Congresso.

A conselheira do Conselho Estadual de Educação, Ana Rita Berti Bagestan, enalteceu o papel do professor e os estudantes como razão de ser das escolas. Também parabenizou Teutônia pela parceria entre CT e Prefeitura na organização do evento de “envergadura”. “Este momento é simbólico para o abraço e o acolhimento no início do ano letivo de 2022, um novo período de retomada. Juntos precisamos que as escolas sejam um ambiente onde pulse coração, emoção e ação positiva para professores e estudantes.”

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, de maneira objetiva, também saudou os presentes, lembrou os 70 anos do CT comemorados em 2022 e desejou um excelente Congresso. “Que todos saiam daqui felizes, inspirados e emocionados pela nossa nobre missão de educar.” A coordenadora pedagógica geral do CT, Andrea Wallauer, acrescentou que “educação de verdade não se faz sem amor, não existe professor por acaso, o professor só é professor se for por amor”.

“Espiritualidade e o cuidado de si”

Irradiando simpatia, a monja Coen trouxe palavras de carinho, ao mesmo tempo em que alertou para a necessidade dos professores e das pessoas de um modo em geral saberem cuidar de si. Na palestra “Espiritualidade e o cuidado de si”, chamou atenção para a necessidade de pausas no dia a dia. “Precisamos encontrar pequenos descansos, o que é tão importante quanto a palavra, o gesto e a atitude. Escolas e pessoas não são iguais, somos semelhantes, mas cada um de nós possui necessidades especificas. O ato de silenciar, pelo menos alguns minutos por dia, é necessário para um encontro de você com você, para ouvir o seu mais íntimo e saber a sua necessidade verdadeira de hoje. Cada instante da vida é único, não faça como se fosse tudo igual, não fique no piloto automático.”

Sobre o ofício de ser professor, foi enfática: “estamos aqui para servir, mas não para sermos insultados, humilhados por pessoas que não foram educadas nas suas famílias, que não sabem a honra que é ter um professor”.

Coen ainda incentivou a leitura e avaliou as consequências da pandemia. “São dois anos de atraso para o mundo, tivemos que dar saltos para pegar esse ‘bonde andando’. Nada volta a ser como antes, jamais, mas pode ser melhor do que era lá atrás, essa é a diferença. Aprendemos com cada situação, a vida é um processo incessante de transformação, o que fica é nossa postura no mundo. Os professores têm a dádiva de formar seres humanos a pensar, raciocinar, ter discernimento correto, escolhas adequadas”, concluiu, pedindo que todos “apreciem cada instante da existência”.

O II Congresso Internacional de Educação segue nesta quinta-feira, dia 17.

07h40min – Momento cultural

08h – Palestra “O ofício do professor”, com Jorge Maria Larrosa Bondian; mediação de Cláudia Inês Horn

09h45min – Intervalo

10h15min – Mesa-redonda “Paulo Freire e a sala de aula – Desafios para a prática docente”, com Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, Evaldo Luís Pauly e Manfredo Carlos Wachs