Mesmo sem os abraços, ambientes cheios de sorrisos no Colégio Teutônia

Seguindo protocolos de segurança, retomada gradual das aulas presenciais iniciou pela Educação Infantil

O silêncio dos corredores e as salas de aula vazias, aos poucos, começam a fazer parte de uma fotografia da história da humanidade. A pandemia atingiu a todos e ficará para sempre na memória de diferentes gerações de estudantes, professores e funcionários. Ainda há muito para evoluir, mas os primeiros sorrisos já ecoam pelos diferentes ambientes do Colégio Teutônia.

Nesta semana o CT iniciou a retomada gradual de suas atividades presenciais, além de manter a possiblidade do modelo híbrido às famílias e estudantes que optarem por seguir com as atividades domiciliares. Na segunda-feira, dia 21, as primeiras mochilas coloridas a passarem pelo pórtico de acesso foram dos estudantes da Educação Infantil; na quarta-feira, dia 23, hora dos “grandes” do Ensino Médio; e nos dias 28, 29 e 30 de setembro, as turmas da Educação Profissional.

São dias cercados de muitas expectativas e até uma dose de ansiedade, semelhante ao reinício de um ano letivo, com um “friozinho na barriga”, afinal, foram seis meses sem as “aulas normais” durante a pandemia.

Retorno responsável

“A expectativa vem acompanhada de grande responsabilidade em tempos que vigoram decretos de pandemia. Avaliamos de forma positiva a percepção, engajamento e corresponsabilidade das famílias para com as ações divulgadas nas cartilhas disponibilizadas. Toda equipe de professores e funcionários também está comprometida com relação ao que estabelecem os protocolos e para o que precisa acontecer nesse momento. O Colégio Teutônia se ‘reformata’ com uma série de hábitos que passam a integrar um momento novo da instituição”, destaca o diretor do CT, Jonas Rückert.

O primeiro dia de “novos” movimentos no colégio irradiou alegria, comprovando que o ambiente escolar vai muito além da formação com conteúdos de sala de aula, mas também cumpre papel social. “Agradecemos imensamente ao Centro de Operações de Emergência (COE) Municipal por todas as instrumentalizações e compartilhamentos de experiências e conhecimentos, que nos auxiliam na organização dos protocolos, no plano de contingência e nas ações que devem ser previstas para um retorno seguro”, conclui.

Para cada nível/segmento há um protocolo com especificidades do nível/área de atuação. O CT está preparado com protocolos, treinamentos e materiais conforme exige a legislação. Também está com suas obrigações legais na apresentação de documentos, protocolos e planos de contingência em acordo com as prerrogativas dos entes normativos. Estudantes e famílias também receberam cartilha com orientações sobre protocolos que precisam ser observados desde a saída até o retorno às suas casas.

Acolhida às crianças foi marcada pela emoção, alegria e saudade

Testagem Covid-19

Antes da retomada, o CT iniciou a testagem do Covid-19 em todos os professores e funcionários, procedimento também disponibilizado aos estudantes. A testagem gratuita integra programa do Executivo Municipal em ambientes escolares.

Saudade e emoção

“Estamos muito felizes, as crianças estão vindo tranquilas e animadas. Quando chega o momento de retornarem as suas casas, reclamam que querem ficar mais no colégio, num sentimento evidente de saudade, de voltar a um local do qual sentiam muita falta. Isso tudo é muito emocionante”, resume a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do CT, Bruna Lislie dos Santos.

A adesão no retorno às atividades presenciais foi significativa nesse nível de ensino, numa demonstração de confiança das famílias no trabalho e no que o colégio está oferecendo. “Temos recebido retornos muito positivos das famílias, o que nos deixa felizes e gratos. Também percebemos o quanto as crianças chegam adaptadas ao novo funcionamento, com o uso de máscaras e respeito ao distanciamento, por exemplo. Isso também nos tranquiliza, pois são movimentos importantes na prevenção”, acrescenta Bruna.

Nesta primeira semana, a programação da Educação Infantil está voltada à acolhida das crianças, período de adaptação com brincadeiras ao ar livre, explorando as áreas externas do CT, além da retomada das disciplinas específicas.

Programação da semana para a Educação Infantil prioriza atividades nos ambientes externos do Colégio Teutônia

Entre as medidas de segurança adotadas estão o remanejamento das turmas em três diferentes prédios, o que possibilita o maior distanciamento social; reorganização das turmas, com salas que seguem metragem e número de crianças adequados; professores, monitores e funcionários treinados; cartilhas com orientações de condutas específicas e informações minuciosas para cada setor, desde o deslocamento das residências até os procedimentos adotados dentro dos espaços do CT; higienização de brinquedos a cada uso; e utilização de máscaras e/ou viseiras.

“Retornamos no último dia da estação mais fria e cinza do ano, o Inverno, e saudamos a chegada da Primavera recebendo o bem mais precioso do colégio, que são os estudantes”, conclui a coordenadora.

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia