Festival de Música de Teutônia – Instrumentistas podem se inscrever até domingo, 10 de julho

Famílias com disponibilidade para hospedar instrumentistas podem contatar o Colégio Teutônia

De 17 a 22 de julho a música tomará conta de Teutônia, reunindo cerca de 220 instrumentistas de diversas cidades

Estamos a menos de duas semanas do 5º Festival de Música de Teutônia, evento que, de 17 a 22 de julho, levará rimos, vozes e acordes pela cidade, pelos corredores do Colégio Teutônia, depois de tempos silenciosos de pandemia que adiaram a realização do evento em 2021.

Até o momento já são mais de 170 inscritos, oriundos de Porto Alegre, Canoas, Montenegro, Salvador do Sul, Lajeado, Estrela, Teutônia, Westfália, Colinas, Garibaldi, Bento Gonçalves, Barão, São José do Sul, Serafina Corrêa e Venâncio Aires. A expectativa é de que o Festival conte com 220 participantes, numa programação voltada ao aperfeiçoamento da música por meio de cursos de diversos instrumentos. O evento tem por objetivo propiciar o contato dos participantes com o trabalho técnico-musical de renomados profissionais da música, vindos de várias cidades do país; oportunizar a vivência da música por meio de cursos de cordas, sopro, canto, percussão e musicalização; e promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os músicos participantes, além de contribuir para o crescimento cultural da comunidade.

Programação e inscrições

Nos turnos da manhã e da tarde, os instrumentistas participam de cursos de violino, violoncelo, flauta transversal, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trompa, trombone, tuba, piano, guitarra, baixo elétrico, bateria, canto coral e arranjo. Concomitantemente, a programação artística em todas as noites, a partir das 19h30min, também será bastante intensa, aberta à comunidade. Já na abertura, no domingo, haverá espetáculo do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia no Auditório da Sicredi Ouro Branco; nos dias 20 e 21 haverá o Recital de Estudantes; e no encerramento, dia 22, Concerto da Orquestra do Festival.

As inscrições ainda podem ser efetuadas até o próximo domingo, dia 10 de julho, pelo site oficial do evento – www.festivaldemusicadeteutonia.com.br. Mais informações também podem ser obtidas junto à recepção do CT, fone (51) 3762-4040, ou com a comissão organizadora pelo e-mail festivaldemusica@colegioteutonia.com.br. Grupos, orquestras e corais também estão convidados a participar.

A direção artística está a cargo do renomado instrumentista Pedrinho Figueiredo. O repertório será definido em conjunto com o maestro do Festival, Tita Sartor. Nesta edição serão 20 professores ministrando 17 cursos de instrumento, palestras e oficinas.

O 5º Festival de Música de Teutônia integra a programação pelos 70 anos do Colégio Teutônia e sua mantenedora Fundação Agrícola Teutônia (FAT). As edições anteriores ocorreram em 2014, 2015, 2017 e 2019. O evento é uma realização do Colégio Teutônia, com apoio da Prefeitura de Teutônia, patrocínio master de Sicredi Ouro Branco, patrocínio ouro de Certel, American Nutrients e Languiru, e patrocínio prata de Grupo Popular e Protepac.

Hospedagem

Nas primeiras quatro edições do Festival, as famílias da comunidade escolar foram muito importantes na medida em que receberam instrumentistas como hóspedes em suas casas. Neste ano, mais uma vez, o Colégio Teutônia conta com a colaboração das famílias que possam hospedar os instrumentistas. Interessados em receber algum hóspede podem se inscrever pelo link https://forms.gle/eedgT9uGk1x8nTqm6

“Já temos muitas famílias que se colocaram à disposição, mas ainda precisamos de hospedagens para o Festival. Precisamos apenas de uma cama, um chuveiro e uma xícara de leite pela manhã. Refeições acontecerão no Festival”, destaca o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert.

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester