Festival de Música de Teutônia 2017

Festival de Música de Teutônia 2017

Música toca o coração e aquece as noites frias no Colégio Teutônia

 Na semana em que o Colégio Teutônia comemorou 65 anos de história, o Festival de Música de Teutônia 2017 fez ecoar lembranças e oportunizou momentos para acalentar sonhos, contribuindo para a formação integral do ser humano e oferecendo aos estudantes e à comunidade a oportunidade de conhecer mais sobre a música e seus instrumentos, propondo a celebração da riqueza cultural.

No período de 16 a 20 de julho, cada um dos participantes do Festival deixou um pouco de si e levou um pouco do próximo, em dias de intensa programação em oficinas de cordas, sopros, canto, percussão e musicalização, além de atrações culturais no turno da noite. Excelente público prestigiou as apresentações artísticas e mais de 200 pessoas, de diferentes idades, participaram das oficinas e cursos.

 

Emoção

 O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, emocionado, falou da realização de sonhos. “O sucesso do Festival de Música é fruto do trabalho de incansáveis professores e dedicados instrumentistas, prova de que sonhos devem ser sonhados e se tornam realidade quando ‘arregaçamos as mangas’. Ao longo dos anos, o Colégio Teutônia ensinou, mas, mais do que isso, aprendeu muito”, disse, agradecendo a todos os parceiros, apoiadores, imprensa, instrumentistas, professores e comunidade.

“Foram dias de muito trabalho, motivados pela música, cultivando valores como o respeito, a fraternidade e o espírito de coletividade. Colocamos em prática e concluímos que é melhor fazermos juntos, cada um assumindo o seu papel. Todos vocês fizeram nossas vidas melhores com a sua participação em nosso Festival de Música, evento que aproxima pessoas, faz novos amigos e reforça velhas amizades”, avaliou Rückert.

Apoio

 O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, como ex-aluno do CT, recordou sua participação em evento com o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia. “Hoje percebo a importância da música na minha formação como cidadão. O Festival é um grande exemplo de cooperação, simbolizado pelos diversos instrumentos tocando em harmonia.”

O diretor-executivo da Sicredi Ouro Branco, patrocinadora do evento, Neori Ernani Abel, se disse orgulhoso em poder apoiar o Colégio Teutônia em mais este evento. “Parabéns pelo trabalho realizado ao longo desses 65 anos. Associar-se ao Festival é gratificante, pois sabemos que tudo que acontece aqui é bem feito, cuidando de pessoas e contribuindo para que tenhamos uma sociedade melhor.” 

Aplausos 

Uma das atrações desta edição do evento, Renato Borghetti, que foi aplaudido de pé na apresentação com seu quarteto na noite de 18 de julho, retribuiu os aplausos ao Festival. “Estou extremamente feliz em participar deste grande evento, programa que merece o reconhecimento e valoriza a cultura musical, além de estimular a integração.”

Renato Borghetti Quarteto

Integrante do quarteto e professor da oficina de improvisação e do curso de flauta transversal, Pedro Figueiredo também elogiou as atividades. “O Festival de Música de Teutônia ultrapassa as fronteiras. Tenho uma grande admiração por este evento e fico lisonjeado em poder participar. Parabéns ao Colégio Teutônia, que valoriza a música com sete professores para esta área, parabéns aos instrumentistas, pela dedicação, e parabéns à comunidade, que prestigiou a programação do Festival e acolheu professores e estudantes.”

Acompanhada do marido e da filha, a professora do curso de violoncelo, Andrea Espinzo, veio de Buenos Aires, na Argentina, e se disse encantada com Teutônia e com o Festival. “Me surpreendeu o excelente nível dos concertos, um melhor do que o outro. Estivemos num ambiente musical maravilhoso e com dias de muitas atividades, com muito trabalho para professores e instrumentistas. As instalações do Colégio Teutônia também são excepcionais e tudo isso contribui para que as pessoas que passaram por aqui, para ver e ouvir música, tivessem seus corações tocados. Desejo que a música e a arte tenham metabolizado as emoções, tornando a vida de todos mais leve”, frisou.

Programação

O Festival de Música de Teutônia 2017, em sua terceira edição, teve seu concerto de abertura com o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, que apresentou o repertório da Turnê Europa 2017 no Auditório da Sicredi Ouro Branco. A programação artística ainda contou com apresentações da Big Band Comunitária UPF, Renato Borghetti Quarteto, Recital de Professores e Estudantes e Concerto de Encerramento com a Orquestra Acadêmica e com a Orquestra do Festival, composta por todos os instrumentistas, todas realizadas no Auditório Central do Colégio Teutônia, com entrada gratuita.

Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia

Big Band Comunitária UPF

Recital de Professores e Estudantes

Orquestra Acadêmica

 

Orquestra do Festival

Ao longo dos dias os instrumentistas participaram de 16 cursos de instrumento e três oficinas ministradas por renomados professores. O maestro do Festival foi Gilberto Salvagni e as oficinas de improvisação foram ministradas por Pedro Figueiredo e Daniel Sá, enquanto que a de prática de coro com Franceli Zimmer. Os cursos estiveram divididos em arranjo, com Gilberto Salvagni; violino, com André Isaia, Renata Bernardino e Márcio Cecconello; violoncelo, com Andrea Espinzo; trompete, com Elieser Fernandes Ribeiro; saxofone alto, com Rodrigo Ávila; saxofone tenor, com Diego Ferreira; trombone, com José Milton Vieira; flauta transversal, com Pedro Figueiredo; clarinete, com Diego Grendene de Souza; bateria, com Ricardo Arenhaldt; baixo elétrico, com Fábio Alves; guitarra, com Daniel Sá; teclado, com Djeison Borges; canto coral e técnica vocal, com Franceli Zimmer.

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester