Estudantes do Colégio Teutônia são destaque em olimpíadas de Matemática e de Informática

Anualmente os estudantes do Colégio Teutônia participam de diferentes desafios de conhecimento. Comprometido com a educação de qualidade, formação intelectual, pessoal e profissional de seus alunos, o educandário proporciona esse envolvimento com atividades diferenciadas, que contribuem com o processo de aprendizado. Nesse contexto, esses jovens comprovaram, mais uma vez, a qualidade do ensino do CT com excelente desempenho na 9ª Olimpíada de Informática (Olinfu) e 20ª Olimpíada Matemática (OMU), desenvolvidas pela Univates.

“São oportunidades diferenciadas de aprendizado, aproveitando o gosto natural dos jovens pelas competições e os estimulando a um aprendizado menos burocrático, com a resolução de novos problemas e desafios, tudo isso num espírito competitivo sadio. Parabenizamos a todos os estudantes que ‘vestiram a camiseta’ do Colégio Teutônia. Momentos como esses são muito importantes para a construção de aprendizagens significativas”, avalia o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert.

A coordenadora pedagógica geral do CT, Andrea Wallauer, acrescenta que programas como esses desafiam os estudantes a irem além do estudo diário em sala de aula. “É uma forma diferenciada de estímulo, motivação para o aprendizado em disciplinas correlacionadas à Matemática e à Informática. Sem dúvida é uma oportunidade especial para que ampliem o seu conhecimento nessas áreas, inclusive preparando para futuras provas de concursos e até o vestibular, onde os melhores se sobressaem”, destaca.

Olimpíada Matemática

As provas da OMU contaram com a participação de cerca de 2,2 mil estudantes de Ensino Fundamental e Médio, de 75 escolas e 25 municípios do Vale do Taquari e regiões vizinhas. Considerando a expressiva participação e excelentes desempenhos dos alunos, a Comissão Organizadora da 20ª OMU decidiu pela seleção de 15 provas com resolução diferenciada em cada série/ano, premiando as três melhores duplas em cada nível com medalhas. A entrega da premiação será no próximo dia 08 de dezembro.

Na 20ª Olimpíada Matemática, os estudantes do educandário conquistaram resultados importantes, a exemplo de edições anteriores. No Ensino Fundamental, o CT contou com duplas entre os 12 melhores classificados e alguns primeiros lugares. Na turma do 5º ano, os estudantes João Pedro Machry dos Reis e Arthur Jéferson Kellermann conquistaram o 1º lugar, com os estudantes Ana Laura Koefender Führ e Miguel Felipe Bayer entre os 12 melhores classificados. No 7º ano, Fernanda Allebrandt Werlang e Maiara Klepker Fascina também ficaram entre os 12 melhores classificados. No 8º ano, Helen Luiza Engelmann, Vitor Gabriel Mósena Scheeren, Lívia Giovana Horn e Ana Eduarda Mendel Schneider igualmente ficaram entre os 12 melhores classificados. Já no 9º ano, Afonso Matheus da Silva e Arthur Allebrandt Werlang conquistaram o 1º lugar, com Vanessa Lovane Flach e Natália Moreira Plentz entre os 12 melhores classificados.

Entre os estudantes do Ensino Médio, mais destaques para o Colégio Teutônia. Na turma da 1ª série, Danton Yuri Rutz e Gabriel Diehl ficaram entre os 12 melhores classificados. Na 2ª série, 1º Lugar para Estevão Frederico Tirp e Pedro Fronchetti Costa da Silva e 3º lugar para Gustavo Henrique Wommer e Victória Tischer Sawka. Já na 3ª série, Gustavo Rahmeier e Lucca Menegussi ficaram entre os 12 melhores classificados.

Olimpíada de Informática

A Olimpíada de Informática (Olinfu) é uma competição que envolve o desenvolvimento de jogos e animações usando lógica e programação. É realizada em três modalidades, de acordo com a escolaridade dos participantes, seguindo as definições da Olimpíada Brasileira de Informática. Em todas as modalidades é utilizado o software Scratch. A Olinfu tem por objetivos estimular o interesse pela computação e pela ciência em geral, promover a introdução de disciplinas de técnicas de programação e proporcionar novos desafios aos estudantes.

Na 9ª edição da Olinfu promovida pela Univates, os estudantes do Colégio Teutônia também obtiveram desempenho destacado nos diferentes níveis do programa. No Nível 1 do Ensino Fundamental, para estudantes de turmas de 6º e 7º ano, Larissa Rückert e Gabriel Ely Zart conquistaram o 3º lugar. No Nível 2 do Ensino Fundamental, destinado ao 8º e 9º anos, o Colégio Teutônia ficou com o título, representado pelos estudantes Afonso Matheus da Silva e Arthur Allebrandt Werlang, e o 2º lugar, com Junior Mallmann Sulzbach e Eduardo Leonardo Becker. Já no Nível 3, específico para o Ensino Médio, mais um título para o Colégio Teutônia, muito bem representado pelos estudantes Estêvão Frederico Tirp e Pedro Fronchetti Costa da Silva.

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia