Estudantes do Colégio Teutônia recebem certificados e diplomas de Língua Alemã

Estudantes do Colégio Teutônia recebem certificados e diplomas de Língua Alemã

Semana Alemã

“O Colégio Teutônia oferece uma excelente oportunidade de aprendizado em Língua Alemã, certificação de grande valia para o futuro dos estudantes no campo pessoal e profissional. Com o aprendizado de uma Língua Estrangeira, esses jovens tem outra compreensão do mundo e amplitude de comunicação.” As palavras são da coordenadora geral do Ensino de Língua Alemã do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Gabriele Metz Klein. Ela prestigiou a entrega de certificados e diplomas de Língua Alemã dos níveis B1, A2, A1+ e A1 aos estudantes do Colégio Teutônia. O evento integrou a Semana Alemã organizada pelo CT, iniciada no dia 18 de abril.

DSC04222 JORNAL

Segundo Gabriele, esse aprendizado é uma valiosa experiência. “As avaliações das quais participaram esses estudantes são reconhecidas internacionalmente e os habilitam a ingressar em universidades da Alemanha. Todo o empenho deles é reconhecido”, parabenizou. A entrega dos certificados ocorreu durante evento realizado no Auditório Central do CT e também teve a participação de professores e familiares.

O diretor do educandário, Jonas Rückert, lembrou o trabalho e vínculo histórico do CT com a Alemanha. “A Língua Alemã faz parte da nossa história. Essa certificação é uma preparação para a vida e para o ingresso dos estudantes no Ensino Superior, com possibilidade de acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade, na Alemanha. Esses jovens estão habilitados para o ensino no exterior e saem na frente”, ressaltou.

Além de provas de proficiência, os estudantes de Língua Alemã do CT têm a oportunidade de participar do concurso de leitura, concurso de redação, festival de teatro e música em alemão e semana de preparação para o Exame de Proficiência de nível B1, em Gramado. Esses eventos são organizados pela coordenação do ensino de Língua Alemã no Rio Grande do Sul e pela Associação de Professores de Língua Alemã no Estado.

Cerificados e diplomas

Nível A1 – Amandine Tomazi Klein, Camila Kilpp Hemsing, Christian Kich von Mühlen, Eduarda Daiana Haas, Eduarda Redecker Schwabe, Estevão Frederico Tirp, Frederico Eduardo Strate, Júlia Driemeier, Juliana Rafaela Bloemker, Karen Danielle Diniz Garcia, Lauren Petry Fritscher, Luiza Marchiori Severo, Mari Antônia Schneider, Maria Dupont Schwingel, Pedro Fronchetti Costa da Silva e Victoria Tischer Sawka.

Nível A2 Internationale Vergleichsarbeit – Bernardo Luís Hamester, Guilherme Hoss, Débora Pisching, Augusto Jean Rückert, Eduardo Mathias Schwingel e Débora Natine Wahlbrinck.

Nível B1 Deutsches Sprachdiplom B1/A2 – Guilherme Augusto Huppes Debiasi, Sofia Krämer Franz, Artur Frederico Lagemann, Laura Elis Metz, Carolina Grinke Rückert e Raquel Sabrine Schwarz.

Nível A1 Sternchenprüfung – Bruno Fronchetti Costa da Silva, Camila Garghetti Sperotto, Eduarda Kleber Driemeyer, Eike Natan Hagemann Wasem, Êmeli Thainá Ahlert, Fernando Augusto Altmann, Henry Gabriel Diedrich, Isabella Medeiros Martins, Isadora Lourenço Medeiros, João Augusto Petry, João Vitor Mügge, Leonardo Schneider Vettorazzi, Lívia Ester Metz, Lucas Ferreira Nobre, Lucas Gustavo Weber, Lucas Lindemann Knob, Maiara Klepker Fascina, Manoella Vasques Brentano, Maria Eduarda Rahmeier, Mateus Krämer Franz, Nicolas Gabriel Schwarz Post, Nycolas Corrêa Pavi, Rafael Antônio Carniel, Roberta Osterkamp Staggemeier, Samuel Augusto Dietze, Sarah de Paula Nunes, Stefani Adriana dos Santos de Moraes, Thobias Welp e Tiago Brune Bazanella.

DSC04231 JORNAL DSC04248 JORNAL DSC04269 JORNAL DSC04270 JORNAL

Semana Nacional da Língua Alemã

Como parte da programação da Semana Nacional da Língua Alemã, promovida pelos consulados da Alemanha, Suíça e Áustria, o CT organizou exposição de fotos e textos da ex-professora Waltraude Wartschov, que, durante muitos anos, desenvolveu a língua e a cultura alemã no educandário.

DSC04275 JORNAL

“O trabalho que ela realizou é fruto da dedicação de uma vida inteira pela educação e pela comunidade. O Colégio Teutônia tem muito a agradecer pelos anos que ela passou conosco”, enalteceu Rückert. Waltraude faleceu em 2015, aos 81 anos de idade.

A programação da noite de entrega de certificados e diplomas ainda contou com apresentações do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, que em 2015 realizou turnê pela Europa, passando também pela Alemanha, e do Coral Lira, de Teutônia, mais um exemplo de manifestação cultural que representa a origem, a história, as tradições e os valores dos antepassados alemães. “A Sociedade de Cantores Lira mantém vivos, durante sua história centenária, os valores e a cultura alemã, frutos da colonização germânica em Teutônia e região”, concluiu o diretor do CT.

DSC04262 JORNAL

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester