Estudantes do Colégio Teutônia estão entre os destaques do Enem

Educandário figura em 3º lugar no Vale do Taquari e em 11º lugar no Estado no principal instrumento de avaliação básica no país

Colégio Teutônia é uma das referências em educação no Vale do Taquari

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o principal instrumento de avaliação da educação básica no Brasil, além de ser importante porta de entrada para o Ensino Superior no país. Dados de ranking elaborado pelo jornal Folha de São Paulo com resultados do Enem 2018 divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) apontam o CT como a instituição de ensino de melhor desempenho no município de Teutônia; 3º lugar no Vale do Taquari; 10º lugar em redação no Rio Grande do Sul, com 788 pontos; e 11º lugar no Estado nas provas objetivas.

Parafraseando Paulo Freire, que escreveu que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, o diretor Jonas Rückert avalia e valoriza o desempenho dos estudantes. “Esses índices são fruto de uma longa caminhada, de 67 anos de dedicação à educação e à formação de pessoas; de uma trajetória que inicia desde cedo na escola, um projeto de alinhamento pedagógico que começa já na Educação Infantil”, enumera.

Ele menciona ações como o Aluno Leitor, o Projeto de Escrita e o Instrumento de Avaliação Contínua (IAC), que capacita os estudantes a partir de questões que inclusive estão nos vestibulares e no próprio Enem. “A estrutura pedagógica não prioriza os resultados no Enem, um dos indicadores externos que usamos. É um projeto de aprendizado muito mais amplo, voltado à formação do cidadão, desenvolvendo habilidades e competências que sirvam para o currículo de vida.”

Instrumento de Avaliação Contínua (IAC) contribui para capacitação dos estudantes a partir de questões que inclusive estão nos vestibulares e no próprio Enem

Transpiração

Enaltecendo o acesso ao Ensino Superior por meio do desempenho dos estudantes no Enem, Rückert estima a possibilidade dos jovens optarem por universidades, públicas ou privadas, em diferentes cursos, sem passar pelo estresse do vestibular. Entretanto, reafirma que chegar a esse estágio exige muita dedicação. “O Enem é um grande atalho, que pode ser construído ao longo da vida escolar da educação básica. Tudo isso não acontece ‘num mar de rosas’, há muita transpiração e entendimento de que podemos mais. É preciso acreditar e perseguir esse objetivo, e isso dá trabalho”, comenta.

Para o diretor do CT, “o resultado nos compromete ainda mais com a comunidade escolar, com a nossa sociedade local e regional para com aquilo que desenvolvemos no nosso cotidiano”.

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia