Estudantes do Colégio Teutônia desenvolvem pesquisas para além dos cinco sentidos

Mostra Científica

Comunidade escolar prestigiou apresentação de projetos de estudo

Nos dias 10 e 11 de outubro o Colégio Teutônia realizou a 5ª edição da Mostra Científica, que neste ano trouxe como tema gerador “Para além dos cinco sentidos”. Envolvendo estudantes e professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, o projeto da Mostra iniciou em 2014 com o intuito de estimular a educação pela pesquisa a partir do protagonismo docente e discente.

Foram mais de 60 projetos de pesquisa desenvolvidos ao longo do ano e apresentados à comunidade escolar, em dois dias de vasta programação. “Por meio da pesquisa, buscamos respostas para os nossos problemas cotidianos, para as angústias da humanidade, para a compreensão de nós mesmos e do mundo no qual nos situamos. Questionar, problematizar, desnaturalizar, olhar para o mundo e buscar explicações: eis o espírito científico que visa nos tornar cada vez mais humanos”, destaca a coordenadora geral do Colégio Teutônia, professora Andrea Wallauer.

Estudantes-pesquisadores apresentaram trabalhos desenvolvidos ao longo do ano

O logo da Mostra Científica foi desenvolvido nas aulas de Artes e neste ano o estudante Caetano Giordani Jacobs, do 6º ano, foi o autor da marca oficial. Na abertura da programação, a 3ª série do Ensino Médio também apresentou peça sensorial, inspirada no poema “O guardador de rebanhos”, do poeta português Alberto Caeiro, também conhecido como “o poeta das sensações”.

Na quinta-feira, mais de 200 estudantes de outras escolas visitaram o CT para conhecer os projetos e participar de oficinas. As turmas do 9º ano do Ensino Fundamental também participaram de competição das Pontes de Espaguete construídas em sala de aula. Já a turma da 2ª série do Ensino Médio competiu com seus carrinhos de papelão criados nas aulas de Matemática, também com a orientação de universitários da Univates.

As turmas dos Anos Iniciais participaram de oficinas no ateliê Baiuka do Japa, desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático por meio de jogos, quebra-cabeças e diferentes enigmas. A Educação Infantil participou de oficinas do Playmais, recurso didático composto de sêmola de milho que desenvolve habilidades de raciocínio, capacidade de planejamento e aprimoramento da coordenação motora. É um recurso didático oriundo da Alemanha que permite ao estudante criar suas próprias experiências e proporciona ao professor uma aula diversificada e motivadora.

A Mostra Científica 2018 encerrou com o lançamento dos foguetes de água confeccionados pela turma da 1ª série do Ensino Médio. “Procuramos proporcionar momentos diferenciados de aprendizagem que fazem a diferença na vida dos estudantes, ajudando-os a compreender questões do cotidiano”, conclui Andrea.

Mostra Científica do CT, em sua 5ª edição, envolveu estudantes e professores da Educação Infantil ao Ensino Médio

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester