Estudantes do Colégio Teutônia desenvolvem habilidades digitais com a programação de jogos

Desenvolvimento de jogos na oficina de Habilidades Digitais utiliza programação em bloco

Estudantes do 6º ano A e B do Colégio Teutônia estão desenvolvendo jogos digitais utilizando programação em bloco. A atividade tem sido trabalhada na oficina de Habilidades Digitais, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento computacional e habilidades lógicas.

Muito empolgados, ao longo de cinco semanas os jovens estiveram envolvidos nos seus projetos, cada um criando o seu jogo individualmente com base em modelo trabalhado com a turma. As atividades foram concluídas em maio e novos jogos já estão nos planos do grupo.

Com orientação do professor Mauro Régis de Oliveira, os estudantes utilizaram como ambiente de desenvolvimento o programa Scratch, destinado ao desenvolvimento da lógica de programação e o pensamento computacional para crianças e jovens. “Eles conhecem uma linguagem de programação em blocos para o desenvolvimento do jogo, que agora será utilizado pelas turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, numa oportunidade diferenciada de troca entre os estudantes”, explica o professor.

Com a temática da ficção científica, o jogo conta com uma nave espacial, três personagens e dois cenários. Os movimentos da espaçonave são controlados pelo teclado, com a emissão de lasers para a destruição de meteoros que caem do céu. O cenário espacial principal é alterado quando um meteoro colide com a nave. A cada acerto de laser nos meteoros, o jogo soma um na variável pontos. “Pensar e executar um jogo digital auxilia no processo de ensino-aprendizagem, os estudantes se colocam na posição de programadores. Isso faz com que eles tenham que compreender as funções disponíveis no ambiente de programação em módulos do Scratch e escolher os códigos que farão parte do jogo”, acrescenta Oliveira.

Um segundo projeto já está em desenvolvimento e foca no tiro ao alvo, estimulando a criatividade dos estudantes com escolha livre na criação de cenários, personagens e desafios.

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia