Estudantes do Colégio Teutônia apresentam dispenser automático de álcool gel

Estudantes do Colégio Teutônia apresentam dispenser automático de álcool gel

Sala de aula X Covid-19

Projeto foi desenvolvido na extraclasse de Robótica Educacional

A aplicação de álcool gel de forma segura por meio da utilização de dispositivo automatizado foi o objetivo do projeto dos estudantes Matias Lagemann (15) e João Pedro Machry dos Reis (14), do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Teutônia, desenvolvido na extraclasse de Robótica Educacional.

Professor orientador Mauro Régis de Oliveira mostra funcionalidade do projeto na prática

Utilizando placa de robótica, circuito eletrônico, sensor de ultrassom e motor, o dispenser automático de álcool gel possibilitou a interação da eletrônica e robótica no auxílio à prevenção da disseminação da Covid-19.

Desenvolvido ao longo dos últimos meses com apoio do professor orientador Mauro Régis de Oliveira, o equipamento foi utilizado na recepção do Auditório Central do CT durante a exposição da Mostra Científica. Bastava que os usuários aproximassem as mãos e o dispenser era acionado automaticamente.

A robótica e a solução de problemas

Matias e João Pedro participam das aulas de Robótica há cerca de quatro anos. Perguntados sobre quais seus objetivos, eles são categóricos: adquirir conhecimento sobre o funcionamento de alguns componentes e a programação necessária para o funcionamento dos mesmos. “Outra coisa muito interessante da robótica é a solução de problemas, uma vez que os ‘bugs’ são recorrentes. Dessa forma aprendemos soluções e nos divertimos concluindo projetos e vendo que eles tiveram um bom resultado e funcionaram. Esse foi o sentimento ao vermos o dispenser de álcool gel sendo utilizado na Mostra Científica”, comentam.

A ideia surgiu a partir de pesquisas, e a inspiração veio ao se depararem com modelo na internet. “A maior dificuldade foi ajustar o molde do dispenser e seu tamanho para que o servo fosse capaz de acionar o álcool em gel, além de dificuldades na elaboração do código e nos ajustes. Mas o resultado final foi muito bom, uma vez que cumpriu a proposta: acionar e liberar o álcool em gel sem encostar no dispenser, evitando a proliferação do vírus da Covid-19”, avaliam os estudantes.

A dupla de “professores pardais” já tem outros projetos no portfólio, como robôs seguidores de linha, seguidores por sensor de luz, ultrassom, chaves tácteis e contador que utiliza componente eletrônico de um display. “Ainda pretendemos fazer um braço robótico e alguns projetos que envolvam sensores de chuva e de movimento. Esses serão alguns dos projetos para 2022”, anunciam.

João Pedro Machry dos Reis (e) e Matias Lagemann com o dispenser automático de álcool gel, que possibilitou a interação da eletrônica e robótica no auxílio à prevenção à Covid-19

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia