Estudantes da Educação Profissional do Colégio Teutônia participam de Semana Acadêmica

Mercado de trabalho pautou ciclo de palestras de 11 a 14 de setembro

Com o intuito de possibilitar a busca contínua do conhecimento e considerando a grande influência das vivências do meio empresarial para a formação e o desenvolvimento dos estudantes, o Colégio Teutônia realizou a Semana Acadêmica da Educação Profissional, no período de 11 a 14 de setembro. Com foco no mercado de trabalho e no desenvolvimento de habilidades para os profissionais de diferentes áreas, a programação contou com ciclo de palestras envolvendo os estudantes dos cursos técnicos de Serviços Jurídicos, Administração, Agropecuária, Informática, Eletromecânica e Eletrotécnica.

“É uma programação bastante intensa, de muito aprendizado, cujo ciclo de palestras busca contribuir como forma diferenciada de aprendizado. Um momento para refletir e agir, buscando seu espaço no mercado de trabalho e identificando suas principais aptidões. Mais do que estar no mercado, estar feliz com a profissão escolhida”, destacou a coordenadora da Educação Profissional do Colégio Teutônia, Francine Caumo.

Conheça a si, ao mercado e trace um plano

A palestra que abriu a programação da Semana Acadêmica da Educação Profissional destacou “Autoconhecimento e mercado de trabalho”, com o gerente nacional de vendas da Docile Alimentos, Valmir Harlei Feil. Nesse contexto, o palestrante trouxe inúmeras dicas para o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho, destacando desde a entrevista de emprego até o perfil em redes sociais. “Criem a sua marca, vendam o seu peixe, fixem seu nome e criem empatia. Em tudo que forem se envolver, façam bem feito, sempre, pois nunca sabemos quem está nos observando. Não percam oportunidades”, destacou na abertura da palestra.

Sobre as características que as empresas buscam em seus profissionais, Feil frisou que elas contratam o perfil e que as habilidades são treinadas posteriormente. “Para uma boa escolha profissional, conheça a si, ao mercado, trace um plano e mude o plano. Faça-se algumas perguntas para definir que rumo seguir. Extinguem-se as profissões, surgem as missões. Seja curioso, investigue”, sugeriu.

Ele também falou sobre a evolução do mercado. “O novo paradigma profissional desafia as pessoas. Anteriormente, éramos orientados para o ‘ter’, mas a nova geração é orientada para o ‘ser’. Um dos grandes desafios, hoje, é ser um bom líder. As empresas buscam pessoas que saibam resolver problemas, e não tragam mais problemas. Construa bons relacionamentos nas empresas, e suas chances de crescer são melhores do que muitos anos de empresa.”

Especificamente quanto à entrevista profissional, Feil falou de autenticidade, atenção aos detalhes, apresentação adequada, pontualidade, conhecimento do cotidiano, pesquisa sobre a empresa, capacidade de contar sua história, capacidade de escrever e “brilho nos olhos”. Conforme o palestrante, “o setor de Recursos Humanos olha tudo, inclusive as redes sociais, e muitos candidatos sequer se preocupam em olhar o site da empresa”.

Por fim, Feil aconselhou que os estudantes aproveitem as oportunidades e tenham coragem. “Vocês sempre poderão escolher dois caminhos, da coragem ou do medo, o que é essencial para seguirem em frente. Superem o medo de arriscar para avançar, se desprendam, embora um pouco de medo é bom, desde que não seja maior que a coragem. Estimulem sua coragem e não alimentem o seu medo”, concluiu.

Programação

O ciclo de palestras da Semana Acadêmica da Educação Profissional do Colégio Teutônia ainda destacou a atuação profissional no campo jurídico, case da empresa Gota Limpa, painel sobre produção leiteira, debate sobre fidelização de clientes, energia solar fotovoltaica, aula prática de soldagem, atuação do Ministério Público, marketing da empresa Bella Luna, oficina de hardware, debate sobre logística, NR-12 e atuação profissional dos delegados.

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester