Estudante do Colégio Teutônia embarca para Alemanha neste sábado

Ana Luísa Schwambach foi contemplada com bolsa de estudos para o período de três semanas na cidade de Dresden

Ana Luiza (e) e a professora Angelita embarcam para o “velho continente” para cursos de Língua Alemã, a estudante em Dresden e a professora em Berlim

“Este curso e esta viagem irão agregar muito, tanto na minha vida pessoal quanto profissional. As experiências que terei lá irão me acompanhar pela vida toda e serão um diferencial diante de novas oportunidades.” A fala é da jovem Ana Luísa Schwambach (15), de Teutônia, estudante da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Teutônia que, neste sábado, dia 02 de julho, embarca à Alemanha para o período de três semanas de curso de Língua Alemã.

Ela foi contemplada com a bolsa JUKU (Jugendkurs, direcionado para jovens que buscam aprender o Alemão), da Iniciativa PASCH no Brasil e Goethe Institut, uma parceria do governo alemão com educandários pelo mundo que incentiva esse aprendizado da Língua Alemã e que envolve estudantes e professores. O Colégio Teutônia integra esta iniciativa de Escolas Parceiras no Rio Grande do Sul.

Ana Luísa ficará na cidade de Dresden, capital do Estado da Saxônia, no leste da Alemanha, até o dia 24 de julho. “Estou muito feliz, mas também ansiosa e nervosa de estar sozinha longe de casa e sem meus pais. Ao mesmo tempo tenho grandes expectativas, pois falam muito bem desse curso”, afirma, mencionando ainda a possibilidade de conhecer a cidade e fazer novos amigos de diferentes partes do mundo. “Meu objetivo é aprimorar os conhecimentos na Língua Alemã, o que pode ser um grande diferencial para oportunidades futuras, saindo da minha zona de conforto.”

Os pais, Leonardo e Karin Hepp Schwambach, se enchem de orgulho ao verem a oportunidade da filha. “Eles estão muito orgulhosos pela minha conquista, mas também nervosos em me deixar ir para outro continente sem a presença deles”, ri, de nervosa, a jovem, que deixa uma dica para os estudantes do Colégio Teutônia: “Não deixem passar uma oportunidade dessas, ela deve ser agarrada. Apesar de serem muitos formulários, textos e e-mails, no fim vale a pena”, comenta, agradecendo o apoio da professora de Língua Alemã do CT, Angelita Lohmann.

Bolsas de estudo na Alemanha

Ana Luísa viaja com um grupo de outros 40 estudantes de escolas da Rede PASCH no Brasil. Ela se candidatou à bolsa pelo bom rendimento no aprendizado da Língua Alemã e demais disciplinas no CT, além da motivação e disposição em aprender mais sobre a Língua e a cultura. “O interesse dos estudantes nesta e outras oportunidades que a Iniciativa PASCH e o Goethe Institut nos oferecem é considerável, uma vez que eles e as famílias percebem quantas vantagens advêm dessas experiências, como o aprimoramento linguístico, conhecimento de mundo e desenvolvimento pessoal. Se olharmos para o futuro desses jovens, logo ali, na universidade, já vemos inúmeras novas possibilidades relacionadas ao Alemão, como vagas de emprego em empresas de ponta, em cursos de aperfeiçoamento e formação acadêmica na Alemanha, geralmente com bolsas”, destaca Angelita, que também estará neste período em Berlim para curso de formação para professores.

A coordenadora pedagógica do 9º Ano e Ensino Médio do CT, Aline Schonhorst, reafirma que oportunidades como essa podem abrir novos caminhos, além de serem um diferencial no currículo. “Abre portas para uma nova cultura, e a vivência no exterior é uma experiência única. Desenvolve a comunicação e a competência intercultural, o multiculturalismo, o domínio do idioma, com possibilidades reais de estudo e trabalho no exterior num futuro próximo. Ao mesmo tempo, os estudantes desenvolvem independência, autonomia, autoconfiança, responsabilidade e flexibilidade, ampliando seus horizontes.”

Incentivo

O Colégio Teutônia valoriza esse desempenho de seus estudantes, incentivando-os a buscarem por essas oportunidade. “É motivo de orgulho podermos proporcionar essas vivências a nossos estudantes, saber que nosso projeto pedagógico está rendendo frutos. Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, significa que o engajamento e a dedicação de todos estão sendo reconhecidos”, pontua Aline.

O CT ressalta ininterruptamente a importância dos diferentes idiomas no currículo, com diversas iniciativas nesse campo. “Muitas empresas valorizam o domínio de várias línguas estrangeiras e a competência intercultural, saber diferentes idiomas pode ser o diferencial dos novos profissionais”, conclui Aline, citando ações como conversas e palestras com pessoas que cresceram profissionalmente por dominar uma língua estrangeira; aulas interativas, fazendo uso de metodologias que motivam os estudantes e que aproximam o idioma do seu cotidiano; participação em eventos extracurriculares; encontros com outros que estudam o idioma ou até com nativos para que possam interagir; participação em programas culturais que envolvem línguas estrangeiras; participação em gincanas com outras escolas; e as possibilidades de intercâmbios e certificação internacional por meio dos exames de proficiência.

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia