Emoção marca abertura da Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação

54ª Onase

Colégio Teutônia recebe mais de 320 atletas, de hoje até terça-feira, para disputas no atletismo e no xadrez

O show de fogos encerrou a cerimônia de abertura da 54ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação, evento que ocorre no Colégio Teutônia de hoje até a próxima terça-feira, dia 18, reunindo mais de 320 atletas de 18 instituições de ensino do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Show de fogos encerrou programação na noite de domingo

A solenidade ocorreu na Pista Atlética e contou com a presença de atletas, estudantes, autoridades, professores, diretores de escolas, pais e comunidade. Após a entrada das delegações e das bandeiras, ainda ocorreram apresentações artísticas e culturais, a chegada da tocha olímpica, conduzida pelo ex-atleta do Colégio Teutônia, Fabiano Backendorf, campeão brasileiro Mirim e recordista da prova do pentatlo, e o juramento dos atletas.

Delegações das 18 escolas foram recepcionadas na Pista Atlética do Colégio Teutônia

Apresentações artísticas e culturais integraram programação da cerimônia de abertura

Tocha olímpica foi conduzida pelo ex-atleta do Colégio Teutônia, Fabiano Backendorf, campeão brasileiro Mirim e recordista da prova do pentatlo

Atletas prestaram juramento

Participam do evento, além do anfitrião Colégio Teutônia, a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (Novo Hamburgo/RS); Colégio Mauá (Santa Cruz do Sul/RS); Instituto Ivoti (Ivoti/RS); Colégio Sinodal (São Leopoldo/RS); Colégio Evangélico Alberto Torres (Lajeado/RS); Centro de Ensino Médio Pastor Dohms (Porto Alegre/RS); Colégio Sinodal Tramandaí (Tramandaí/RS); Associação Educacional Luterana Bom Jesus (Joinville/SC); Colégio Sinodal Tiradentes (Campo Bom/RS); Colégio Sinodal Conventos (Lajeado/RS); Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (Horizontina/RS); Colégio Sinodal da Paz (Novo Hamburgo/RS); Colégio Barão do Rio Branco (Cachoeira do Sul/RS); Colégio Cônsul Carlos Renaux (Brusque/SC); Colégio Evangélico Jaraguá (Jaraguá do Sul/SC); Colégio Evangélico Panambi (Panambi/RS); e Colégio Dr. Blumenau (Pomerode/SC).

Esporte que transforma

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, ex-aluno do Colégio Teutônia, falou da alegria da comunidade teutoniense em poder receber a Onase. “Este é um evento grandioso e histórico para o município, uma oportunidade diferenciada para construirmos relações de amizade entre atletas e famílias. Teutônia recebe a todos de braços abertos e com muita energia positiva. O esporte e a educação são essenciais para a transformação da sociedade, aproximando as pessoas”, disse, dando as boas-vindas a todos os visitantes.

Prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup

Encontros e reencontros

O diretor do CT, Jonas Rückert, classificou a Onase como um grande momento de “encontros e reencontros, de integração e muitas vivências”. Agradeceu o carinho e a acolhida das famílias hospedeiras, bem como a dedicação de todos os envolvidos na organização do evento. Ele ainda mencionou o ex-diretor do educandário, Jorge Trentini, presente à solenidade como atual diretor da Associação Educacional Luterana Bom Jesus, de Joinville/SC. “O sonho tomou forma e se torna realidade. Hoje sediamos, pela segunda vez, a maior competição esportiva da Rede Sinodal de Educação”, disse, citando os investimentos em infraestrutura e na formação e aprimoramento da Equipe de Atletismo Teutônia/Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi/Elegê.

“Que o espírito de equipe fale mais alto, que acima de tudo prevaleça o respeito, a solidariedade e a fraternidade. A vitória é fruto de muita dedicação, mas o aprendizado de momentos como este serão levados para a vida toda”, frisou Rückert.

Diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert

Tradição

O diretor-executivo da Rede Sinodal de Educação, Ruben Werner Goldmeyer, falou da tradição da Onase, evento mais antigo da Rede dirigido aos estudantes. “A primeira edição foi realizada em 1954, na época com o nome de Olimpíada das Escolas Evangélicas, sediada pelo Colégio Sinodal de São Leopoldo. Este ano, o Colégio Teutônia sedia pela segunda vez a Onase (a outra foi em 2006), e estamos felizes em retornar para cá, num grande exemplo de que a união e a parceria permitem a organização de eventos dessa magnitude”, manifestou, pedindo uma calorosa salva de palmas para todos os envolvidos e a comunidade que acolhe os visitantes, declarando aberta a 54ª Onase.

Diretor-executivo da Rede Sinodal de Educação, Ruben Werner Goldmeyer

Programação

A 54ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação reúne meninos e meninas entre 12 e 17 anos de idade, distribuídos nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Menor, para as disputas no atletismo e no xadrez. A recepção às delegações iniciou na tarde de domingo, com atrações culturais, seguidas de congresso técnico e jantar para atletas e treinadores. Após a cerimônia de abertura, as famílias hospedeiras conduziram seus hóspedes até as residências.

Na segunda-feira, as provas do atletismo serão disputadas das 08h30min às 12h e das 14h às 17h30min, com os jogos de xadrez das 09h às 12h e das 13h às 18h30min. Os jogos seguem na terça-feira pela manhã, com cerimônia de encerramento e premiação prevista para às 14h, no Auditório Central do Colégio Teutônia.

As disputas no atletismo ocorrem na Pista Atlética do CT, enquanto que os jogos de xadrez serão no Auditório Central da escola. Ao todo serão cerca de 50 provas, entre disputas de velocidade, de meio fundo e fundo, de campo e de xadrez. A arbitragem estará por conta da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS). A 54ª Onase conta com o patrocínio das cooperativas Sicredi, Languiru, Certel, GPSNet, Ávato, Elegê Alimentos e Prefeitura de Teutônia.

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester