Cooperativa escolar presta contas em assembleia

Aprendiz Cooperativo do Campo

Estudantes cotizados pela Cooperativa Languiru realizam formação no Colégio Teutônia

Lançado como pioneiro no Brasil em 2016, o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo é uma iniciativa da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Ocergs-Sescoop/RS), da Cooperativa Languiru e do Colégio Teutônia. Entre outas atividades que desenvolvem a formação de cidadãos mais responsáveis e, principalmente, novas lideranças, também possibilitou a constituição de cooperativa escolar, ação que conta com o incentivo da Sicredi Ouro Branco. Assim surgiu a Cooperativa Escolar de Aprendizagem Teutônia (COOPEAT), mais um exemplo de cooperativismo na prática.

A atual diretoria da COOPEAT realizou Assembleias Gerais Extraordinária e Ordinária, cuja ordem do dia deliberou sobre reforma e aprovação do Estatuto Social; apresentação do relatório de gestão, compreendendo relatório social, relatório financeiro e demonstrativo de sobras; parecer do Conselho Fiscal; e destinação das sobras.

Processo assemblear

Os jovens associados estiveram reunidos na manhã do dia 06 de dezembro, no Mini Auditório do Colégio Teutônia. Seguindo todo o ritual do processo assemblear das cooperativas tradicionais, a solenidade também contou com a participação de representantes dos parceiros do projeto teutoniense.

O presidente Douglas Ezequiel Engel (16) conduziu os trabalhos ao lado dos demais integrantes da diretoria da COOPEAT. Após a leitura da ata da assembleia anterior e do edital de convocação, os associados validaram a atualização do estatuto da cooperativa escolar, seguido de apresentação dos relatórios de gestão e social. Destaque para os objetos de aprendizagem da COOPEAT, como a produção e comercialização de balas de mel com gengibre, de rapaduras de chocolate, de hortaliças, de buquês de trufas, de cupcakes e de morangos; o desenvolvimento de projeto de aquários; a participação em eventos, visitas técnicas e homenagem em Grande Expediente na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

“Muito do que aprendemos na teoria conseguimos colocar em prática na manutenção e gestão da COOPEAT. Conseguimos produzir as hortaliças que vendemos, calculamos o custo de produção de nossos produtos e trabalhamos com uma margem de lucro desejada, aprendemos a trabalhar em equipe, a fazer gestão de recursos produtivos, financeiros e de pessoas, e nos divertimos também”, frisou Douglas.

Encerrando o período de aprendizagem ao final deste exercício, uma nova turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo assume a diretoria e atividades da COOPEAT em fevereiro de 2019, com assembleia agendada para o próximo mês de março.

Cooperativismo na prática

Fazendo uso da palavra, o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, relacionou a missão do educandário com o trabalho do cooperativismo, enaltecendo as parcerias com as cooperativas Languiru e Sicredi no Programa. “Estes jovens estão recebendo uma oportunidade que vai além do Aprendiz Cooperativo do Campo e do projeto de cooperativas escolares. Estamos muito sensibilizados em ver todo esse processo de inserção democrática, que trabalha a cidadania e o empreendedorismo entre os estudantes”, avaliou.

O coordenador do projeto de cooperativismo escolar, professor Everaldo Marini, parabenizou o grupo pelo trabalho desenvolvido. “Percebemos a evolução dos estudantes com tudo que foi apresentado na assembleia, com liberdade de participação nesse espaço democrático”, valorizou, qualificando também o trabalho dos parceiros Colégio Teutônia, Languiru e Sicredi no desenvolvimento e crescimento dos jovens.

A coordenadora de Recursos Humanos da Languiru, Dionéia Hergemoller, também valorizou o processo assemblear. “Este é um momento importante, de evolução como pessoas e futuros profissionais. Esta é uma turma diferenciada, que deixa a sua marca, com trabalho que segue organizado para o próximo grupo que inicia suas atividades em 2019”, concluiu.

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester