Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia celebra com música, homenagens e pizza

20 anos

Grupo de Cordas e corais do Colégio Teutônia também participaram das apresentações

Os 20 anos do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia foram comemorados com muita música, numa noite de homenagens, famílias reunidas e um concerto muito especial: Clássicos do Cinema. O evento ocorreu no dia 16 de novembro, no ginásio da SER Gaúcho, em Teutônia, e reuniu mais de 500 pessoas.

Marcada pelo repertório de grandes sucessos da música internacional e rodízio de pizzas, a noite propiciou muitos reencontros de amigos e famílias, especialmente de atuais e de ex-integrantes do grupo. Além do Conjunto Instrumental, ainda houve apresentação de corais e Grupo de Cordas do CT. Nos telões, imagens de filmes que marcaram época.

Mais de 500 pessoas prestigiaram evento especial na noite de 16 de novembro

As famílias dos jovens instrumentistas estiveram diretamente envolvidas na organização do evento, inclusive auxiliando no momento de servir o rodízio de pizza. O resultado financeiro do concerto especial será investido na compra de um piano de cauda para o Projeto de Música do educandário.

Entre os homenageados estiveram, além de ex-integrantes do grupo, o ex-diretor do CT, Otávio Schüller, que prestigiou o evento comemorativo; e dois ex-regentes, Patrícia Hergemöller e Edson Wiethölter, este último o regente na época da criação do conjunto, que foram convidados a reger o grupo atual em uma de suas apresentações.

“Parabéns aos instrumentistas pelo belo concerto. Agradecimento especial às famílias, que fizeram a diferença para o sucesso do evento. Obrigado também aos ex-regentes Edson Wiethölter e Patrícia Hergemöller, e aos ex-instrumentistas pela presença. Comemorar os 20 anos do Conjunto Instrumental com público tão grande, mostra como o grupo está fortemente inserido na comunidade”, disse o atual maestro Lucas Eduardo Grave.

Clássicos do cinema integraram repertório

Fundado em 1998, as atividades iniciaram a partir de projeto musical que o educandário implantou em 1996 e que atualmente mantém oficinas de música, contemplando vários instrumentos, entre eles flauta, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trombone, teclado, violino, violoncelo, violão, guitarra, baixo elétrico e bateria.

Hoje, o Conjunto Instrumental conta com 36 integrantes, de sete a 18 anos de idade. Apresenta-se em eventos escolares, festivos, religiosos e culturais. Também representa o Colégio Teutônia em outras cidades, realizando em média 25 apresentações por ano. No início de 2015 organizou sua primeira turnê pela Europa, passando pela Suíça e pela Alemanha, com a realização de nove concertos. Em 2017, em nova turnê europeia, realizou concertos na França, na Áustria e na Alemanha. E a próxima já está sendo planejada para o ano de 2020.

Uma característica bem peculiar do grupo é que os estudantes deixam o conjunto quando concluem o Ensino Médio, o que propicia o rodízio constante de integrantes e a busca de talentos entre os estudantes de música do Colégio Teutônia. Inclusive, Grave, que está na coordenação do grupo há dez anos, foi um dos alunos de música na época da fundação do Conjunto Instrumental.

Ex-integrantes foram homenageados

Crédito/foto: Luciana Brune