Colégio Teutônia sedia evento nacional da Rede Sinodal de Educação

84º Seminário de Diretores

Encontro ocorreu nos dias 16 e 17 de maio e reuniu mais de 50 representantes de direções de educandários

Inserido na programação de 65 anos de fundação do Colégio Teutônia, comemorados no próximo dia 17 de julho, a instituição sediou, nos dias 16 e 17 de maio, o 84º Seminário Nacional de Diretores da Rede Sinodal de Educação.

Promoção da Rede Sinodal de Educação e realização do Colégio Teutônia, o evento reuniu mais de 50 representantes de direções de educandários que integram a Rede Sinodal de Educação, num dos maiores seminários de diretores já realizados. A programação contou com momentos culturais, palestras, visitação às instalações do Colégio Teutônia, relato de experiências e atividades de integração.

Entre os debates, destaque para “(In) Certezas quanto ao texto legislação do ‘Novo Ensino Médio’”, conduzido pelos setores jurídicos do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe) do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina; “BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental”, com relato de iniciativas de estudos apresentadas pelas professoras Nicole Cerbaro, do Colégio Salvador, e Leatriz Hoffmann Voigt, do Colégio Barão do Rio Branco; relato referente às Recomendações do Ministério Público de Porto Alegre sobre Inclusão, com os diretores André Sträher e Waldir Scheuermann, das escolas Sinodal do Salvador e Pastor Dohms; compartilhamento de experiências vivenciadas em escolas do Rio de Janeiro por ocasião do Encontro Nacional de Equipes Pedagógicas e a sua aplicabilidade, em mesa redonda com a participação das coordenadoras e professoras Aline Pereira, do Colégio Gustavo Adolfo, de Lajeado, Júnior Tiago Ben, do Instituto de Educação de Ivoti, Luciane Hinnah, do Colégio Teutônia, Karin Kern, do Colégio Martin Luther, de Estrela, e Rosângela von Mühlen Maciel, do Colégio Alberto Torres, de Lajeado; e a palestra “Atuação de diretores e professores e a construção da autonomia na escola: contribuições das Neurociências”, com a Dra. Fernanda Antoniollo, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Atualização do conhecimento e comemoração dos 65 anos

Em momento de reflexão, o Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari, Gilciney Tetzner, lembrou que em 2017 celebramos os 500 anos da Reforma Protestante. “O mundo precisa de relações mais justas, pois são nas injustiças que brotam os maiores males da humanidade, que enfrentamos diariamente. Ser verdadeiro e digno é obrigação de todos”, frisou.

A presidente da Fundação Agrícola Teutônia (FAT), entidade mantenedora do Colégio Teutônia, Silvane Leonhardt Tirp, destacou o compromisso de educandários e da Rede Sinodal de Educação frente aos desafios e cenários complexos da educação no país. “Vocês estão conosco e fazem parte da nossa história, das reflexões nos seminários, do encorajamento para tomada de decisões, na construção da educação de nossas comunidades, promovendo e transformando pessoas a partir do incansável exercício de fazer escola a cada novo dia”, disse, agradecendo a presença de todos.

Falando em nome da Administração Municipal de Teutônia, o secretário de Educação, Paulo Brust, reafirmou a importância das escolas na formação do cidadão. “O que nos move é o desafio de levar conhecimento aos estudantes. A inspiração no Colégio Teutônia nos motiva a sermos melhores. As grandes mudanças não são as que proporcionamos às pessoas, mas sim as que ocorrem em nós. A educação é desafiadora e, todos, juntos, precisamos fazer a nossa parte por um ensino de qualidade”, manifestou.

O diretor-executivo da Rede Sinodal de Educação, Ruben Goldmeier, igualmente mencionou as comemorações pelos 65 anos do Colégio Teutônia, lembrando trechos da história da instituição sexagenária. “Ao longo desses anos foram muitos momentos de superação e de vitórias. Quando o Colégio Teutônia olha para a sua história e avalia os dias atuais, tem muito a comemorar, fruto do trabalho comunitário, do trabalho coletivo”, parabenizou.

O diretor anfitrião, Jonas Rückert, igualmente lembrou a constituição do Colégio Teutônia em 1952 e sua vocação na formação técnico-profissionalizante. Também citou as parcerias, essenciais para a qualificação e a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, a dedicação de colaboradores e de professores, as atividades extraclasse no campo da arte, da cultura e do esporte, além de apresentar a infraestrutura disponibilizada pela instituição. “No Colégio Teutônia valorizamos todas as iniciativas que, ao final, fazem uma grande diferença. Somos uma escola jovem, sabemos de onde viemos e dos nossos desafios do amanhã, e queremos dar conta disso no presente. Este Seminário foi mais um espaço de reflexões e de formação para os gestores das escolas sinodais, com temáticas atuais e relevantes trabalhadas pelo grupo nos dois dias do evento”, concluiu.

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester