Colégio Teutônia recebe distinção no ensino da Língua Alemã

Colégio Teutônia recebe distinção no ensino da Língua Alemã

Estudantes e professores têm a possibilidade de aperfeiçoamento gratuito na Alemanha

 Partindo da ideia de que a língua estrangeira abre portas para entender melhor a cultura de outros países, as Embaixadas da Alemanha, da Áustria, da Bélgica, de Luxemburgo e da Suíça, em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil, realizam entre os dias 31 de março e 8 de abril a 2ª edição da Semana da Língua Alemã. A iniciativa deverá contabilizar mais de 450 eventos em todo o Brasil, incluindo exibição de filmes, aulas demonstrativas de alemão, workshops, oficinas de teatro, atividades para crianças e apresentações musicais. O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de conhecer a beleza e a diversidade do idioma alemão.

O Colégio Teutônia participa das atividades da “Woche der Deutschen Sprache” – Semana da Língua Alemã, com acróstico, painel, estímulo à fala em alemão, mural sobre a importância da Língua Alemã, café da manhã com apresentação de textos, aula de dança, atividades de descontração, aula de culinária, gincana, caça ao tesouro e, o ponto alto, com a entrega de Certificados de Proficiência aos estudantes e o recebimento oficial do selo PASCH de “Escolas: uma parceria para o futuro”, reconhecimento criado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha de incentivo às escolas de Língua Alemã, concedido ao CT. As atividades envolveram estudantes de turmas de Ensino Fundamental e Médio do educandário.

 Certificados

 O Colégio Teutônia entregou certificados aos 81 estudantes aprovados nos exames de proficiência de nível A1, A1+, A2 e B1, todos realizados em 2016. A solenidade ocorreu na noite de 04 de abril, no Auditório Central, com a participação dos estudantes, pais, coordenadoras, professores, funcionários do CT e autoridades.

O secretário da Educação de Teutônia, Paulo Brust, parabenizou o Colégio Teutônia e os estudantes pela conquista. “Teutônia vive e preserva a sua origem alemã. A Secretaria Municipal de Educação tem como lema para este ano uma parte de nosso hino, ‘quero-te rica e grande em saber’, cuja letra foi escrita pela saudosa professora Waltraude Wartschov, uma grande apaixonada pela cultura e educação da Língua Alemã. E este evento é muito rico e importante, com nossos jovens diplomados e habilitados a estudar em universidades alemãs. A educação é o maior bem que podemos deixar para nossa comunidade”, frisou.

A coordenadora geral do Ensino de Língua Alemã no Rio Grande do Sul e Santa Catarina do Órgão Central para Ensino do Alemão no Exterior (ZfA), Gabriele Metz-Klein, ressaltou a importância do aprendizado do idioma estrangeiro. “A Língua Alemã, por exemplo, pode ser muito importante para o futuro dos estudantes. Hoje, 135 mil brasileiros já aprendem o alemão, a língua mais falada na Comunidade Europeia, com cem milhões de falantes. O alemão também é a segunda língua mais falada no ambiente científico-acadêmico e 18% dos livros publicados no mundo são na Língua Alemã. Sendo assim, vale a pena aprender esse idioma, que facilita o acesso à cultura, à tecnologia, à ciência e à inovação europeia”, avaliou, acrescentando que o domínio dessa língua é uma grande vantagem no mercado de trabalho.

“O conhecimento da Língua Alemã pode ser uma porta aberta para um emprego em uma das 1,4 mil empresas alemãs aqui no Brasil, além de uma grande oportunidade para o ingresso em uma das 425 universidades e institutos superiores na Alemanha. Os estudantes poderão escolher entre mais de 17,4 mil programas universitários. Inúmeros estudantes gaúchos e catarinenses já começaram seus estudos, gratuitos, na Alemanha”, explicou Gabriele.

Para a coordenadora regional de Alemão – Região Oeste/RS, professora Angelita Lohmann, a Semana da Língua Alemã busca despertar o interesse dos brasileiros para o idioma. “A programação pretende tornar o idioma mais conhecido e popular para os brasileiros. A cada ano, mais pessoas se interessam em aprender o alemão, vale a pena aprender esse idioma, mais fácil do que muitas pessoas imaginam”, avaliou.

 Selo

 Na noite de entrega de certificados o Colégio Teutônia também foi laureado com o selo PASCH de “Escolas: uma parceria para o futuro”, reconhecimento criado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha de incentivo às escolas de Língua Alemã. O Projeto PASCH, que autoriza oferecer esses diplomas de Língua Alemã, segue uma série de exigências. No Rio Grande do Sul são apenas dez instituições de ensino habilitadas, entre elas o Colégio Teutônia.

“O programa tem por objetivo criar uma rede mundial de, pelo menos, 1,5 mil escolas parceiras, as quais possuem estreito vínculo com a Alemanha e o ensino da Língua Alemã exerce papel determinante na formação de seus estudantes”, enumerou Gabriele.

Entre outros benefícios, a iniciativa oferece formação continuada para estudantes e professores, a fim de preparar os jovens para um curso universitário na Alemanha ou para a sua qualificação profissional. O selo PASCH concedido ao Colégio Teutônia também possibilita acesso a equipamentos e material didático, concessão de bolsas de estudo e aperfeiçoamento profissional de professores de Língua Alemã na Alemanha. “O projeto liga mais de 1,7 mil escolas ao redor do mundo e visa despertar o entusiasmo dos estudantes para a língua e a cultura alemãs. No Brasil, existem 43 escolas PASCH atualmente”, comentou Gabriele.

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, lembrou a histórica ligação do educandário com a Alemanha, inclusive com a destinação de recursos financeiros alemães para a construção do antigo ginásio de esportes, na década de 70. “É papel do Colégio Teutônia oferecer à comunidade o que melhor podemos fazer, potencializando no presente e preparando para o amanhã. O cliente do CT é o cidadão do amanhã e, com certeza, este selo PASCH é uma excelente oportunidade no mundo acadêmico e do trabalho para nossos estudantes. Esse reconhecimento é a consolidação da nossa história de 65 anos dedicados à comunidade”, concluiu Rückert.

No Colégio Teutônia, além das provas de proficiências, os estudantes de Língua Alemã ainda têm a oportunidade de participar de concurso de leitura e de redação, festival de teatro e música em alemão, semana de curso intensivo em Gramado e outras atividades. Alguns desses momentos são organizados pela coordenação do ensino de Língua Alemã no Rio Grande do Sul, outros pela Associação de Professores de Língua Alemã no Rio Grande do Sul.

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester