Colégio Teutônia promove palestra sobre responsabilidade técnica e valorização profissional

Colégio Teutônia promove palestra sobre responsabilidade técnica e valorização profissional

“Registro profissional, mais responsabilidade técnica e valorização profissional” foi tema de palestra dialogada promovida pela Educação Profissional do Colégio Teutônia no dia 17 de novembro. Dirigida especialmente aos estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Eletrotécnica e Eletromecânica, a palestra também destacou o trabalho do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), proferida pelo técnico em Agropecuária e assessor da presidência do CREA-RS, Jéferson Ferreira da Rosa.

DSCN4038 JORNAL

O palestrante frisou a importância da regulamentação dos cursos técnicos e, por consequência, a possibilidade de registro dos formados em conselhos profissionais, bem como a valorização de profissionais registrados e com histórico de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto aos arquivos do Conselho, condição que remete credibilidade e valorização financeira ao profissional.

Rosa esclareceu que os cursos técnicos que mantêm seus registros em conselhos profissionais legalmente atendem ao Decreto 90922, que regulamenta a profissão, bem com a descrição das atribuições técnicas destes profissionais. “Além de manter um controle rigoroso sobre as atualizações curriculares dos cursos técnicos e a capacidade técnica pedagógica dos profissionais que atuam diretamente na formação de Nível Médio”, destacou.

Por fim, o palestrante orientou aos estudantes sobre os encaminhamentos e documentação para efetuar o registro profissional, com posterior emissão de ART. Durante a apresentação os estudantes participaram ativamente, esclarecendo suas dúvidas e anseios profissionais.

“Avaliamos que estes momentos são fundamentais para os estudantes e para a instituição, deixando claro a legalidade da formação e atuação profissional nas áreas da Agropecuária, Eletrotécnica e Eletromecânica. São segmentos que permanentemente passam por adequações legais que garantem sustentabilidade e segurança técnica”, avalia a coordenadora pedagógica da Educação Profissional do Colégio Teutônia, professora Maria de Fátima Fuzer da Silva.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DA FOTO – Divulgação Colégio Teutônia