Colégio Teutônia promove Congresso Internacional de Educação

Vasta programação ocorre nos dias 13 e 14 de fevereiro

Oportunizar um momento de formação continuada, que congregue profissionais da educação, visando promover o diálogo sobre o fazer docente na educação contemporânea; e promover a reflexão e a partilha sobre os processos de humanização nas relações interpessoais no campo educacional. Esses são os objetivos do 1º Congresso Internacional de Educação, promovido pelo Colégio Teutônia com o apoio da Administração Municipal de Teutônia e da Associação dos Professores Municipais de Teutônia, patrocínio da Editora Moderna.

O evento ocorre no Colégio Teutônia, nos dias 13 e 14 de fevereiro, com o tema “Humanizar: saber com sabor”. O público-alvo são professores da rede municipal, estadual e particular, coordenadores pedagógicos, secretários de Educação, direção de escolas, estudantes e pesquisadores na área da Educação e demais interessados.

Organização

O tema e a programação do Congresso vêm sendo estruturados desde 2018, a partir de estudos acerca da educação para a humanização. “A comissão organizadora e científica percebeu a necessidade de oferecer uma proposta diferente de formação, indo além de palestras e conferências, mas oportunizando também espaços e momentos de interação com diferentes temáticas relacionadas ao cotidiano escolar. Essas atividades foram nomeadas de ‘cartografias’, com os participantes podendo optar de acordo com as suas áreas de interesse ou atuação”, destaca a coordenadora geral do CT, Andrea Wallauer.

Procurando a aproximação da teoria com a prática, o Congresso oportuniza que os profissionais que atuam na Educação, em suas diferentes instâncias, sejam protagonistas do processo formativo. “Educadores que assumem esse papel fazem a diferença na escola e nos demais espaços educativos, pois saberão enxergar os estudantes também como sujeitos da aprendizagem”, acrescenta Andrea.

Programação

Os conferencistas e palestrantes são oriundos de diferentes segmentos do campo intelectual e educacional. Ao todo, serão seis palestras e 19 opções de cartografias (na tarde de quinta-feira), para um público estimado de cerca de 600 pessoas.

13 de fevereiro

07h30min – 08h: Credenciamento

07h40min – 08h: Momento cultural com Grupo de Cordas do Colégio Teutônia

08h – 08h30min: Abertura

08h30min – 09h45min: Palestra “BNCC: tempo de mudança. Mas, quais mudanças?”, com a pedagoga, escritora e palestrante Priscila Pereira Boy, diretora da Priscila Boy Consultoria

09h45min – 10h15min: Intervalo

10h15min – 12h: Mesa redonda “Outra escola é possível?”, com Thiago Berto, fundador da Cidade Escola Ayni, palestrante e empresário; e Ismael Caneppele, ator, diretor e escritor

12h – 13h: Almoço

13h – 13h30min: Momento cultural com Grupo de Dança do Colégio Teutônia – Corpo Livre Adulto

13h30min – 15h: Cartografias do conhecimento “Trajetórias de ensino, pesquisa e humanização”

15h – 15h30min: Intervalo

15h30min – 17h: Cartografias do conhecimento “Trajetórias de ensino, pesquisa e humanização”

17h – 18h: Intervalo

18h – 18h30min: Momento cultural com o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia e o Coral Municipal de Teutônia

18h30min – 20h: Palestra “Educação humanista e a dimensão psicoemocional do docente – Contribuições da Neurociência”, com a Dra. Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho, mestre, bióloga, professora e palestrante

14 de fevereiro

08h – 08h30min: Momento cultural

08h30min – 09h45min: Palestra “A docência e a relação humanizante”, com Delia Ravagnani, pastora, diretora, palestrante e professora de Teologia

09h45min – 10h15min: Intervalo

10h15min – 11h20min: Palestra “Humanizar: saber com sabor”, com Dr. Lourival Martins Filho, mestre, pedagogo e palestrante

11h20min – 11h30min: Encerramento

Inscrições

Mais informações sobre os palestrantes, as ementas das palestras, a temática das cartografias e inscrições no site do Colégio Teutônia – www.colegioteutonia.com.br; e-mail congresso@colegioteutonia.com.br; e fone (51) 3762-4040.